McLaren lança o MP4-12C para brigar com Ferrari e Mercedes

O MP4-12C terá um motor projetado pela McLaren e produzirá uma velocidade máxima superior a 320 km/h
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. McLaren lança o MP4-12C para brigar com Ferrari e Mercedes
Autoracing
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A McLaren apresentou o primeiro de uma série de supercarros nesta quinta-feira, que levará sua batalha com a Ferrari e Mercedes para fora das pistas e na arena de automóveis.

A McLaren disse que o novo MP4-12C, com um preço provável de cerca de £ 150.000 U$ 229.200 e de produção anual de 1.000 carros a partir de 2011, representa o "próximo passo lógico" da empresa britânica.

"Sabemos que é um mercado competitivo, sabemos que muitas empresas pequenas de carro vêm e vão, mas não seremos um deles", disse o presidente Ron Dennis, em entrevista coletiva após os campeões do mundo de F1 Lewis Hamilton e Jenson Button tirarem a capa de um protótipo laranja.

"Estamos aqui para ficar", afirmou Dennis, que deixou o cargo de chefe de equipe na F1 no ano passado para chefiar a McLaren Automotive.

"Nosso pedigree, nossa história e nossa marca definitivamente podem apoiar uma entrada neste segmento de mercado. Existem algumas estatísticas assustadoras que analisamos ao longo dos últimos anos.

Acho que o mais assustador é que, desde 1966, quando a McLaren entrou pela primeira vez nas corridas, 106 equipes de F1 vieram e se foram", acrescentou Dennis.

"Portanto, para mim, manter-se única e exclusivamente como uma equipe de Fórmula 1 quase certamente nos levará à extinção ... então eu acho que há uma necessidade imperiosa de se aumentar a base comercial da empresa."

O divórcio da Mercedes

A McLaren no passado já construiu seus próprios carros esporte, o modelo F1, de 1993 a 1998 e, em seguida passou a montar o modelo Mercedes SLR em sua fábrica de Woking.

A vencedora de oito títulos de construtores de F1 anunciou o divórcio da Mercedes, que assumiu a equipe vencedora BrawnGP ano passado, mas continuará a ser equipada com motores Mercedes na pista por alguns anos ainda.

O MP4-12C terá um motor projetado pela McLaren e produzirá uma velocidade máxima superior a 320 km/h e será capaz de levar o carro de 0 a 200 km/h em menos de 10 segundos. O tempo de frenagem de 200-0 será menor do que cinco segundos.

O diretor gerente da McLaren Automotive, Antony Sheriff, disse que os carros serão vendidos em todos os mercados importantes, com 35 revendedores a serem nomeados na América do Norte, Europa, Oriente Médio, Singapura, Hong Kong, Japão e Austrália.

É esperado que o Oriente Médio fique com 10-20 por cento das vendas a nível mundial, e o tempo de espera para receber um carro deverá ser em torno de um ano. Cerca de 300 novos empregos serão criados na McLaren e mais com os fornecedores.

Dennis disse que o máximo de investimento em dinheiro da McLaren Automotive será entre 670 e 750 milhões de libras, com uma meta de chegar a "verdadeira lucratividade" dentro de quatro a cinco anos. O objetivo é conquistar cerca de quatro por cento do mercado dentro do segmento.

Ele disse que já há mais dois modelos em desenvolvimento. Uma holding do Bahrain, chamada Mumtalakat, já dona de 30% da McLaren. Eles ainda planejam vender uma participação de 48% em ações na companhia de carro com um possível anúncio nos próximos três meses. Hamilton e Button, o atual campeão, estariam entre os primeiros clientes do carro.

"Esses caras vão ter os carros", disse Dennis. "A questão é quanto pagarão por eles. O ponto de partida seria o de ganhar corridas e campeonatos e então talvez eles ganhem os carros."

type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="425" height="385">

_________________

Twitter
_________________

Gosta de superesportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Aston Martin

Porsche

Ferrari

Lamborghini

Leia também:

Fundador da Brabus e seu filho mostram presente e futuro da marca

Bentley Mulsanne terá V8 6,75-litros de 512 cv e 1.020 Nm

Aston Martin revela o Rapide no Salão de Frankfurt

Estreia do Ferrari 458 Italia conta com Michael Schumacher

MINI tinha no recheio do bolo o Roaster e o Coupé

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors