Mercedes-Benz apresenta sistema de faróis giratórios

Faróis bi-xenônio seguem os movimentos do motorista
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Mercedes-Benz apresenta sistema de faróis giratórios
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Mercedes-Benz está finalizando o desenvolvimento de um sistema ativo de faróis giratórios, que será capaz de aumentar a segurança de quem dirige à noite. Os faróis giratórios seguem os movimentos do volante e quase instantaneamente giram na direção correspondente à da curva, ampliando a iluminação na estrada em até 90%. Ou seja, enquanto o facho baixo dos faróis convencionais gera iluminação de até 30 metros de distância ao entrar numa curva de 190 metros de raio, o facho baixo dos novos faróis giratórios, nas mesmas condições de estrada, ilumina 55 metros da curva, ou seja, amplia a visibilidade em mais 25 metros.

Como a distribuição de luz acompanha o ângulo de esterçamento, o motorista consegue ver logo o início da curva e, assim, pode adaptar seu estilo de dirigir ao trajeto que será percorrido.

O sistema ativo de faróis giratórios constantemente se adapta à velocidade do carro: em altas velocidades, os faróis seguem o ângulo de esterçamento rapidamente; se o automóvel está mais devagar, o mecanismo de giro opera da mesma forma, ou seja, o novo sistema sempre garante que o motorista se adapte às mudanças de configuração do facho de luz.

Os faróis do sistema ativo de giro são baseados no conjunto usado na Mercedes-Benz Classe E e operam tanto no facho baixo quanto no alto. O microcomputador que controla o sistema é integrado à rede eletrônica de dados do sedã e recebe informações em tempo real dos sensores de ângulo do volante de direção e da velocidade do veículo. Cada módulo bi-xenônio está equipado com sua própria unidade eletrônica e com um motor elétrico que gira o farol horizontalmente.

O ajuste dinâmico do alcance dos faróis - equipamento de série dos modelos Mercedes-Benz equipados com faróis bi-xenônio - também funciona com o novo sistema, impedindo que os motoristas que vêm em sentido contrário sejam ofuscados. Controlado por sensores, o sistema detecta todos os movimentos da carroçaria do veículo e ajusta o posicionamento dos faróis da forma mais adequada.

Por enquanto a nova tecnologia está sendo avaliada em veículos de teste, mas a Mercedes afirma que poderá implementar o sistema em alguns de seus modelos em breve.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors