Mercedes CLA 45 AMG chega por R$ 289.900

Modelo é equipado com motor 2.0 turbo de 360 cv de potência máxima
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Marcelo Monegato
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A Mercedes-Benz traz para o Brasil o novo CLA 45 AMG, que chega às concessionárias por R$ 289.900. Modelo é equipado com motor 2.0 turbo (injeção direta de combustível) de 360 cv de potência, tração integral e transmissão automatizada (dupla embreagem) de sete marchas.

O grande protagonista desta máquina desenvolvida pela divisão esportiva da marca alemã é o propulsor. Trata-se do bloco de quatro cilindros mais potente produzido em série, capaz de gerar, além dos 360 cv a 6.000 rotações, 45,8 kgf.m de torque entre 2.250 e 5.000 giros. Com duas entradas de gases independentes (tecnologia chamada twin-scroll), a Mercedes conseguiu antecipar o funcionamento do turbo – que trabalhar com pressão de 1,8 bar – em rotações mais baixas e elevar mais rapidamente o torque em rotações iniciais, além de ajudar na redução de consumo de combustível e emissões.

Em termos de desempenho, a fabricante informa que o CLA 45 AMG acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

O câmbio automatizado AMG Speesshift DCT permite trocas manuais pela alavanca ou pelas aletas atrás do volante. A caixa oferece três tipos de condução ‘C’, que privilegia a economia de combustível, ‘S’ (Sport), que proporciona trocas em rotações mais elevadas, e ‘M’ (manual). Junto à transmissão trabalha a tração integral nas quatro rodas AMG 4Matic, que distribuí a força de tração entre os eixos dianteiro e traseiro em até 50% para cada.

Destaque também para os três níveis de funcionamento do controle de estabilidade (ESP). Além da programação que faz o ESP atuar rapidamente a qualquer sinal de saída de trajetória do veículo, o condutor, ao pressionar uma tecla no painel, pode acionar a configuração ‘ESP SPORT Handling’, permitindo que o sistema atue tardiamente, apimentando mais a condução. O ESP também pode ser desligado completamente.

Para manter o carro ‘colado’ no chão – especialmente nas curvas -, a AMG retrabalhou a suspensão do modelo. A dianteira utiliza três braços e a traseira, quatro. Ambas com regulagem rígida, voltada para uma condução esportiva mais eficiente. As rodas de liga leve do modelo comercializado no Brasil são de 19 polegadas.

Visual

Quando o assunto é AMG, o tempero não fica restrito ao conjunto mecânico. O design também recebe um ‘tapa’. Em comparação ao configuração ‘comum’ do CLA, o 45 AMG tem grade frontal cortada por barra e para-choque dianteiro com entradas de ar mais amplas – além de faróis bixenônio (série). A lateral mantém os vincos marcantes, mas acaba por se destacar pelas pinças de freio pintadas em vermelho. Na traseira, o amplo difusor e as quatro saídas do escapamento são as atrações.

Por dentro, o acabamento é típico AMG: qualidade e esportividade na quantidade certa. Os bancos são esportivos e trazem revestimento em couro preto. Para ampliar o requinte, detalhes em alumínio escovado. As peças estão todas muito bem encaixadas e não á qualquer sinal de rebarba. Destaque para o painel central e tela de entretenimento (não escamoteável), que exibe todas as funções, entre elas a de navegação.

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