Mitsubishi Concept-RA, o sucessor do Eclipse, vai a Detroit

Modelo tem carroceria de alumínio e um poderoso motor a diesel para encantar os visitantes do salão
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Mitsubishi Concept-RA, o sucessor do Eclipse, vai a Detroit
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- No dia 20 de dezembro do ano passado, trouxemos a nossos leitores as primeiras fotos do então possível sucessor do Eclipse, o Concept-RA. Havia apenas desenhos do carrão, ainda que bem próximos do modelo real, mostrado em Detroit e aqui, nestas fotos que trazemos agora.

Com as fotos vem a certeza de que o novo carro entrará mesmo no lugar do Eclipse, talvez até conservando o nome. No informativo divulgado pela empresa, com menos fotos do que gostaríamos, ela o trata como “a futura geração dos cupês esportivos”. Na linha Mitsubishi, o único representante deste segmento que existe é o Eclipse, mesmo.

Até as dimensões dos dois modelos se equivalem: o Concept-RA tem 4,45 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,32 m de altura, 2,64 m de entreeixos. O Eclipse, por sua vez, é mais comprido, com 4,57 m, mas tem entreeixos menor, de 2,58 m, com 1,84 m de largura e 1,36 m de altura. Comparando as medidas, é até possível dizer que o comportamento dinâmico do Concept-RA é melhor, uma vez que ele tem menos balanço dianteiro e traseiro, entreeixos maior, é mais largo e mais baixo.

O que é dúvida ainda é a motorização, uma vez que a empresa japonesa aproveitou o Concept-RA para propor um esportivo a diesel, algo bem em moda, como mostrou o Audi R8 V12 TDI. O motor do cupê tem quatro cilindros e 2,2 litros, com turbo de geometria variável, controle variável de válvulas, common rail e injetores piezoelétricos que, para falar em bom português, geram 204 cv de potência, relativamente pouco, considerando o que o Lancer Evolution X, a gasolina, entrega, mas com um torque de deixar V8 de orelha em pé: 420 Nm. As rodas são de aro 21”, com pneus 285/30 R21.

Apesar de o desempenho ser bem considerável, ainda mais para um carro com carroceria esportiva feita de alumínio, as emissões são extremamente baixas, inclusive por conta da ajuda de um catalisador de última geração.

Assim como o carro tem chances de ser produzido em série, e ter seu maior mercado nos EUA, o motor também pode ser a primeira tentativa da marca japonesa de convencer os norte-americanos das vantagens deste tipo de motor, um desafio a que Mercedes-Benz e Volkswagen já se propuseram. Se vai dar certo ou não, ainda mais considerando a paixão dos vizinhos lá do norte pela gasolina, só o tempo, e os preços dos combustíveis, poderão dizer.

Além de leve e com motor nervoso, o Concept-RA terá a mesma tração integral que equipa o Lancer Evo X e seu câmbio manual automatizado de dupla embreagem, semelhante ao usado pelo Volkswagen Passat V6 à venda no Brasil. Bons ventos o tragam, inclusive para cá!

Gosta de esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Porsche Cayman

Porsche Boxster

Porsche 911

Ferrari

Lamborghini

Ford Mustang

Chevrolet Corvette

Chevrolet Camaro

Pontiac Firebird

Leia mais sobre o Salão de Detroit:

Cadillac CTS Coupe Concept

Chrysler ecoVoyager

Jeep Renegade Concept

Dodge ZEO Concept

Ford Edge

Toyota Venza

O terceiro dia do Salão de Detroit

Ford F-150

Fisker Karma

Ferrari F430 Spider Biofuel

Honda Pilot Prototype

Rick Wagnoner analisa o futuro e faz aposta no etanol

Dodge Ram 2009

VW Passat CC

Audi R8 V12 TDI

Ford Verve Concept

Audi TTS, a nova versão do carro mais bonito do mundo

Toyota A-BAT, a picape conceito para Detroit

Buick Riviera: a evolução das portas asa-de-gaivota

Cadillac mostra sua versão do Chevrolet Sequel, o Provoq

Ford Explorer America, conceito próximo da realidade

Mazda Furai quer levar a marca de volta a Le Mans

Vision GLK, uma prévia do futuro utilitário da Mercedes

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors