Mônaco promove reunião de carros exclusivos

  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Mônaco promove reunião de carros exclusivos
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Tramontana, Donkervoort, Fisker, Venturi, Lotec, Carver, Caparo. Esses nomes podem parecer desconhecidos para a maioria das pessoas, mas quando eles são colocados lado a lado com Bugatti, Bentley, Ferrari, Lamborghini, Jaguar e outras marcas famosas, fica claro que são fabricantes de automóveis, ainda que muito exóticos e exclusivos. O cenário de uma reunião assim não poderia ser outro que não o Principado de Mônaco, onde ocorre, de 20 a 23 de abril, o evento Top Marques.

O objetivo do evento é mostrar aos milionários de todo o mundo o que há de mais exclusivo no mundo das quatro rodas. O maior exemplo é, sem dúvida, o Bugatti EB 16.4 Veyron, considerado pela revista Forbes o mais caro do mundo, mas o que o evento traz de melhor são modelos sobre os quais pouquíssima gente já ouviu falar e que estrearão em um dos locais mais legendários para o automobilismo.

Como são mais de 40 expositores de automóveis, a maioria deles já conhecida do público, apresentaremos apenas os mais exóticos, na mesma ordem em que estão as fotos de seus produtos relacionados pelos números. Faça conosco esse passeio virtual por Monte Carlo:

1 - Lotec Sirius
Esse supercarro é feito pela alemã Lotec GmbH. Com peso de 1.280 kg, ele tem em posição central um motor Mercedes-Benz V12 6,0-litros que gera, com a ajuda de turbos, mais de 1.080 cv, capazes de levá-lo, segundo o fabricante, a mais de 400 km/h, a exemplo do Bugatti Veyron. Ele chega a 200 km/h, partindo do zero, em 7,8 s.

2 - Invicta S1
Esse britânico representa o renascimento da marca Invicta, famosa nos anos 20 por sua performance em competições. Apesar de menos parrudo que o Lotec, o S1 tem motores Ford preparados pela SVT, ambos V8, de 4,6 litros e 5,0 litros. Caso o comprador queira, eles podem ter a potência original incrementada para até 600 cv. A perfeita distribuição de peso, com 50% do peso na frente e o restante 50% atrás, permite que ele chegue a mais de 320 km/h com estabilidade, segundo a empresa. Melhor não duvidar...

3 - Venturi Héritage GT3
O nome denuncia a origem francesa do Héritage GT3, feito especialmente para as pistas. Com motor V8 4,2-litros, possivelmente Audi, de 500 cv, ele tem menos de 1.100 kg. O câmbio é de seis marchas.

4 - Gumpert Apollo
Outro que bebe da fonte da Audi é o Apollo, da alemã Gumpert. O mesmo motor V8 4,2 litros biturbo, numa carroceria igualmente leve, de 1.100 kg, gera 650 cv a 6.000 rpm e leva o bólido a 360 km/h. Da imobilidade, ele atinge os 100 km/h em 3 s.

5 - Donkervoort D8 270 RS
A holandesa Donkervoort aproveitou o Top Marques para apresentar o novo D8 270 RS, uma série especial de 25 unidades, apenas, feita para comemorar a façanha da marca em 2004 no autódromo de Nordschleife, quando um carro da marca quebrou o recorde da pista para veículos de série. O nome 270 faz referência à potência do carro, 270 cv, extraídos do mesmo motor 1,8-litro turbo que equipa o Golf e o Audi A3 nacionais. Pode parecer pouco, mas numa carroceria de cerca de 500 kg, isso faz milagres em termos de desempenho.

6 - Carver One
Quem gosta de moto, mas não abre mão da segurança de um carro tem no Carver One, suíço, um intermediário interessante. Ele faz curvas como se o motorista estivesse numa moto, mas ele sai protegido das intempéries pela carroceria do carrinho. Até o motor parece ser de motocicleta: tem 660 cm³, quatro cilindros e turbo, para chegar aos 68 cv e à máxima de 185 km/h.

7 - Carrozzeria Castagna Imperial Landaulet
O Imperial Landaulet, criado pela Carrozzeria Castagna, é um conceito e, por isso mesmo, humilha menos os carros de série. Ele mede 6 m de comprimento e tem um motor de 800 cv, com tração integral. Segundo a casa Castagna, ele é inspirado nos veículos que a empresa construiu nos anos 30.

8 - a.d. Tramontana
Tão exótica quanto o nome é a aparência deste carro, que será feito a uma média de um por mês, apenas. Apesar de parecer pequeno e compacto, o a.d. Tramontana tem motor V12 5,5-litros biturbo de mais de 720 cv, prova do sangue quente deste espanhol.

9 - Fisker Tramonto
Esse encarroçador não é italiano, mas sim norte-americano. Como tal, Fisker não constrói propriamente novos carros, mas utiliza veículos já fabricados para criar seu próprio estilo. Sob o Tramonto, por exemplo, está um Mercedes-Benz SL 55 AMG, apimentado pela preparadora Kleeman em sua versão mais forte. São mais de 610 cv e um 0 a 100 km/h de 3,6 s.

10 - Spyker C8 Spyder
A Spyker é holandesa e também tem um histórico de vitórias em competições, mas, a exemplo da Invicta, foi fechada em 1925 e voltou a funcionar em 2000. Além do conversível, a marca oferece também um cupê e até um utilitário esportivo. O motor é o V8 4,2-litros da Audi, com potência de 400 cv.

11 - Wiesmann GT MF4
Esse belo cupê é feito na Alemanha e traz motor igualmente germânico, mas não da Audi. O que o equipa é um BMW V8 de 4,8 litros e 367 cv a 6.300 rpm. A velocidade máxima é contida para os padrões de outros modelos apresentados aqui, 280 km/h, mas, com uma beleza dessas, qualquer estrada é feita para desfilar.

12 - Faralli & Mazzanti Antas V8
Esse italiano é saudosista até na motorização, Maserati V8, mas com o uso dos ultrapassados carburadores. Vale explicar, para evitar que os mais maldosos se adiantem, que o nome Antas quer dizer, na antiga língua dos etruscos, águia. A carroceria é de alumínio, todinha feita à mão.

13 - TVR Sagaris
A TVR é familiar para muitos brasileiros por quase ter instalado uma fábrica no Brasil. Foi pena que as negociações não seguiram adiante, senão teríamos aqui algo como o Sagaris, um esportivo com motor de seis cilindros em linha de 4,0 litros e 380 cv. A faixa vermelha do conta-giros começa nos 7.800 rpm.

14 - Caparo T1
O Caparo T1 nasceu como FreeStream T1. A mudança no nome não alterou nada em relação ao projeto, que continua a ser ambicioso: fazer o carro que mais se aproxima de um Fórmula 1. Para isso, o carro de 500 kg terá um motor V8 2,4-litros de 500 cv a 10.500 rpm!, relação de peso-potência de meter medo até em Ferrari.
_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors