Novo Audi Q3 chega ao mercado brasileiro a partir de R$ 144,90 mil

SUV da marca alemã chega ao mercado nacional em três versões de acabamento
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Novo Audi Q3 chega ao mercado brasileiro a partir de R$ 144,90 mil
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


A Audi convidou o WebMotors para participar do evento de lançamento do Audi Q3 na pista da Fazenda Capuava, em Indaiatuba, interior de São Paulo. O WebMotors já havia andado no carro em uma avant-premier elaborada pela marca em fevereiro de 2012.


Relembre a avaliação em:


O Audi Q3 chega com três opções de acabamento. A versão Attraction, de entrada, está equipada com motor 2,0L Turbo FSI de 170 cv, câmbio S tronic de dupla embreagem e tração quattro. O valor sugerido para o modelo mais em conta é de R$ 144,90 mil. Os principais equipamentos de série da versão de entrada são: airbags frontais e laterais, assistente de partida em aclives, bancos em couro com ajuste elétrico, ar-condicionado automático, freio de estacionamento eletromecânico, rodas de aro 17 e sistema de som com conexão Bluetooth para telefone celular.


Na versão Ambiente do Q3, que custa R$ 159,90 mil, as principais diferenças diante da de entrada estão no teto solar panorâmico, no ar-condicionado de duas zonas, nas rodas de liga leve de aro 18 e no sensor de estacionamento traseiro.


A versão topo de linha do novo Audi Q3 é a Ambition. Com valor a partir de R$ 179,90 mil, o modelo vem equipado com o mesmo motor 2,0L das opções de entrada, mas com uma potência maior. O Turbo FSI do Q3 mais “caro” oferece 211 cv. Conforme medições da marca, o motor do Q3 nesta configuração acelera o veículo de 0 a 100 em apenas 6,9 s e o leva a velocidade máxima de 230 km/h. Além de o motor mais forte, o Q3 topo oferece os seguintes equipamentos exclusivos: bancos dianteiros com ajuste elétrico, rack de teto em alumínio, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro e assistente para luz alta. A opção Ambition pode ser equipada opcionalmente com os seguintes itens: Auto Park (sistema automatizado de estacionamento) com câmera de ré, sistema de som Bose e o Audi Drive (sistema que oferece diferentes modos de condução). O sistema MMI Plus (Multi Midia Interface), com sistema de navegação, é um item opcional para todas as versões. O valor sugerido é de R$ 10,50 mil.


Como funciona o Drive da Audi


Antes de colocar o pé na estrada, o motorista do Q3 pode afinar o carro por meio do sistema Audi Drive (disponível opcionalmente na versão topo). Com o acessório o usuário escolhe por meio da tela de LCD como o automóvel deve se comportar. As opções de escolha são: Conforto, Auto, Dinâmico e Eficiência. Conforme os parâmetros escolhidos pelo motorista, o Q3 regula o acelerador, a direção, o câmbio, o controle eletrônico de amortecimento e o ar-condicionado. Quando o motorista seleciona o modo de Eficiência, por exemplo, o câmbio S tronic desengata a embreagem no momento que o SUV segue por inércia, permitindo que o modelo rode livremente. Para que ocorra a situação o grau de inclinação da pista deve ser menor que 12%, além de a velocidade estar acima de 20 km/h. O modo econômico se demonstra bem mais brando e suave que a tocada esportiva.


O “Q” do Q3


O Audi Q3 chega aqui para preencher uma lacuna que antecede seus irmãos maiores Audi Q5 e Q7. Os principais concorrentes do Q3 são: Land Rover Evoque e BMW X1.


Um dos pontos fortes do Q3, que ficou mais evidente ainda na pista, é a agilidade das trocas de marchas. O grande responsável pela eficiência do conjunto é o câmbio S tronic de dupla embreagem. Com sete velocidades, a Audi declara que ele pode efetuar as trocas em míseros 0,2 segundos. O grande “barato” dessa história é que a troca também pode ser feita por meio de shift paddles(borboletas no volante).


Ao contrário da versão avaliada anteriormente pelo WebMotors, a de agora não estava equipada com os sensores de faixas. Tudo indica que tanto ela como o sistema que lê as placas de trânsito chegarão em um pacote opcional no segundo semestre de 2012.


Dimensões e medidas


O Audi Q3 tem 4,39 m de comprimento, 1,83 m de largura, e 1,60 m de altura. O porta-malas pode levar de 460 a 1365 litros, quando os bancos estiverem rebatidos. O peso do veículo é de 1510 kg (com motor de 170 cv) e 1565 kg (motor de 211 cv). A diferença de “peso” não interfere tanto na relação peso/potência. O motor mais brando gera um resultado de 8,8 kg/cv, enquanto a do modelo maior dá 7,4 kg/cv. O interessante é que o Q3 tem a mesma desenvoltura de carros urbanos mais ariscos. O smart ForTwo, por exemplo, registra uma relação de 9,17 kg/cv.


Objetivo de vendas


Segundo Leandro Radomile, vendas e marketing da Audi Brasil, a ideia é que a marca venda 150 unidades por mês do Q3. A maior parte dos modelos comercializados ficará para a versão Attraction, prevê o executivo.


FICHA TÉCNICA 

 

Motor

Quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, sobrealimentado, 1.984 cm³

Potência

170 cv a 4.300 e 211 cv a 6.200 rpm (gasolina)

Torque

280 Nm / 28,5 kgfm e 300 Nm / 30,5 kgfm

Câmbio

Automatizado de dupla embreagem, com sete marchas

Tração

Dianteira

Direção

Por pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

Rodas

Dianteiras e traseiras em aro 17” de liga-leve (18" opcional)

Pneus

Dianteiros e traseiros 235/55 R17 (235/50 R18 opcional)

Comprimento

4,38 m

Altura

1,59 m

Largura

1,83 m

Entre-eixos

2,60 m

Porta-malas

560 l / 1.365 l

Peso (em ordem de marcha)

1.510 kg / 1.565 kg

Tanque

64 l

Suspensão

McPherson e traseira four-link

Freios

Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira

Preço

A partir de R$ 144,90 mil

 


Saiba mais sobre o Audi Q3



Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors