Honda HR-V evolui nos detalhes para manter sucesso

Linha 2019 do SUV compacto mais vendido ganha novo visual e ajustes no câmbio e na suspensão; a partir de R$ 92,5 mil

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Redação WM1
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O que fazer com um time vencedor? O velho ditado diz que em time que está ganhando, não se mexe, mas quando o assunto é automóvel, sempre é necessário evoluir para não ficar para trás, ainda mais considerando o concorrido segmento de SUVs compactos. E foi esse o caminho seguido pela Honda na linha 2019 do H-RV, o segundo SUV mais vendido do país em 2018 e o utilitário esportivo compacto mais emplacado do mercado nos últimos dois anos. Desde a sua chegada ao país, mais de 190 mil unidades já foram comercializadas, todas com produção na planta de Sumaré, no interior paulista. Atualmente, é o modelo mais vendido da Honda no país e um dos dez mais procurados na Webmotors.

Honda H-RV 2019 LX
Honda H-RV traz faróis redesenhados com luzes de condução diurna de LEDs em todas as versões
Crédito: Divulgação
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Em evento para a imprensa especializada realizado terça-feira (30), a Honda apresentou a linha 2019 das versões LX (R$ 92,5 mil), EX (R$ 98,7 mil) e EXL (R$ 108,5 mil). Todas mantêm o motor 1.8 flex de até 140 cv e 17,4 kgfm sem alterações, enquanto o câmbio CVT com simulação de sete marchas virtuais nas configurações intermediária e de topo recebeu nova calibração para acelerações mais lineares em médias rotações, tudo em nome do maior conforto a bordo. A apresentação da linha 2019 da versão de topo Touring, por sua vez, ficou para o Salão do Automóvel de São Paulo, que abre as portas ao público no próximo dia 8 de novembro. Essa configuração deverá ganhar o mesmo motor 1.5 turbo da versão homônima do Civic, porém a fabricante ainda faz segredo.

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Honda H-RV 2019 LX
Com suspensões recalibradas, HR-V manteve bom comportamento dinâmico e filtra melhor as imperfeições do piso
Crédito: Divulgação
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Como anteriormente, todas as versões são equipadas com controles eletrônicos de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas e direção elétrica.

Para-choques, grade dianteira e rodas de 17 polegadas também mudaram na linha 2019 do SUV compacto
Crédito: Divulgação
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MAIS CONFORTO

Outro foco no conforto: todas as versões receberam reforços no isolamento acústico, enquanto a opção de topo EXL evoluiu ainda mais nesse quesito, trazendo um material mais espesso no revestimento acústico das portas, no painel corta-fogo (no compartimento do motor) e na tampa do porta-malas. Além disso, toda a gama ganhou nova calibração das suspensões, cujos amortecedores agora trazem stop hidráulico, para minimizar ou evitar a famosa batida seca ao passar em buracos mais profundos, valetas e lombadas.

Na traseira, lanternas do HR-V 2019 trazem guias de LEDs e lentes fumê
Crédito: Divulgação
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Na parte externa estão as mudanças mais evidentes: os faróis, agora com luzes de condução diurna de LEDs integradas em todas as versões, foram redesenhados. A grade dianteira agora exibe uma barra cromada, como aconteceu na recente reestilização do Fit e do City, e está mais larga. Os para-choques também são novos e as lanternas traseiras ganharam guias de LEDs e lente fumê. Ainda sobre o design: as rodas de liga leve e 17 polegadas trazem novo desenho, idêntico nas três versões, com visual mais esportivo e acabamento diamantado com fundo preto. Para completar a lista de novidades quanto ao visual, o SUV compacto da Honda agora está disponível também na cor azul "Cósmica", metálica.

 

Na foto, a cabine da versão EXL, que agora tem central de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay e pequenas mudanças no painel
Crédito: Divulgação
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Por dentro, os bancos foram atualizados, com maior suporte para as pernas e os ombros, e trazem novo padrão de acabamento de tecido - na configuração EXL, a única com revestimento de couro, agora ele é perfurado e conta com costuras duplas. Na linha 2019, a cabine também recebeu acabamento preto brilhante no console central e, na opção EXL, a central multimídia com tela tátil de sete polegadas e GPS integrado agora é compatível com Android Auto e Apple CarPlay (é a mesma lançada recentemente nas versões mais caras de Fit e City) - nas demais configurações, segue a central com tela de cinco polegadas. Tanto o HR-V EX quanto o EXL contam, ainda, com câmera de ré com três ângulos diferentes de visão. A opção mais cara também ganhou alterações no painel de instrumentos, cujos três nichos trazem arcos iluminados cuja cor pode ser alterada.

Detalhe do console central, que ganhou acabamento 'black piano' em todas as configurações. Bancos de couro perfurado são exclusivos da versão EXL (enquanto o HR-V Touring 2019 não é lançado)
Crédito: Divulgação
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AO VOLANTE

No lançamento do H-RV 2019, o WM1 teve a oportunidade de ter um rápido contato ao volante com o modelo na versão EXL, percorrendo algumas dezenas de quilômetros em vias do Litoral Sul paulista. Para começar, as suspensões de fato trazem um bom equilíbrio entre conforto, filtrando bem as imperfeições do asfalto e mantendo o bom equilíbrio da carroceria, sem inclinações excessivas nas curvas. Inclusive, em um pequeno trecho de estrada de terra, em baixa velocidade, a suspensão nunca apontou fim de curso nem batidas secas, mesmo passando por buracos e pedras.

Quanto ao nível de ruído, não pudemos aferir se de fato melhorou consideravelmente, porém dá para dizer que o rodar (um pouco mais) confortável, aliado a baixas vibrações na cabine, confere um bom desempenho nesse quesito - embora claramente se possa ouvir o ruído do rolamento dos pneus a velocidade de aproximadamente 80 km/h, no asfalto.

Cor azul Cósmica metálica, na foto acima, é uma das novidades visuais do novo HR-V
Crédito: Divulgação
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O motor 1.8 se mostra competente para lidar com os 1.276 kg da versão avaliada, oferecendo economia de combustível - no trajeto percorrido e com gasolina no tanque, anotamos média de 15,5 km/l na estrada, a velocidades entre 80 km/h e 100 km/h. Recalibrado, o câmbio CVT de fato demonstra comportamento mais linear e progressivo em acelerações idem, mas, como se trata de uma transmissão CVT, basta pisar fundo no acelerador que os giros do motor sobem rapidamente, uma característica dos câmbios continuamente variáveis - as sete marchas virtuais, com borboletas no volante para trocas nas configurações EX e EXL, ajudam para subir o giro em ultrapassagens e retomadas, mas quase nunca se faz necessário - a caixa funciona com competência, basta modular o pedal direito.

Em suma, o H-RV 2019 tem tudo para manter o sucesso de vendas - somente este ano, foram emplacadas no país 35.585 unidades no país -, oferecendo comportamento dinâmico equilibrado entre conforto e controle, bom espaço no banco traseiro, porta-malas de 437 litros e um dos menores índices de desvalorização da categoria, aliado à boa fama do pós-venda da marca Honda.

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