A Caoa anunciou recentemente uma série de novidades para a sua gama de produtos da Hyundai. Uma delas, bem esperada pelos fãs dos SUVs, é a chegada por aqui novo Tucson de quarta geração.
Apesar de novo no Brasil, o modelo - que teve o lançamento confirmado para 2025 - está à venda desde 2020 no mercado internacional e compartilha a plataforma com o Kia Sportage de quinta geração (disponível por aqui desde o ano passado).
O novo Tucson é oferecido no mercado internacional em duas variações diferentes: o modelo feito na Coreia do Sul e nos Estados Unidos tem uma plataforma mais longa, com entre-eixos de 2,76 m, além de 1,67 m de altura e 4,64 m de comprimento.
Já Tucson de quarta geração feito na República Checa tem entre-eixos de 2,68 m, com 1,65 m de altura e 4,50 m de comprimento. Ambos têm os mesmos 1,87 m de largura.
Nas duas variações, o SUV médio da Hyundai é maior que o carro de terceira geração feito atualmente na fábrica de Catalão (GO), que tem 4,48 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,66 m de altura e entre-eixos de 2,67 m.
Dentro da estratégia de lançamento para o mercado brasileiro, o novo Tucson será oferecido com motorização a combustão e uma variação híbrida autocarregável.
Na Coreia do Sul e na Europa, a única opção a gasolina (ainda que com tecnologia híbrida leve) e câmbio sem pedal de embreagem é a 1.6 turbo, com potências de 150 cv ou 180 cv. O câmbio é sempre automatizado de sete marchas com dupla embreagem.
Já nos Estados Unidos, o Tucson usa um motor a combustão com 2.5 litros, aspirado, sem tecnologia híbrida leve e que rende com 190 cv. A transmissão é automática de oito marchas. E, ainda, uma configuração híbrida autocarregável com um motor 1.6 turbo e um propulsor elétrico, para entregar 230 cv.
Ainda que não tenha sido citado nos planos da Caoa para a sua gama da Hyundai para o Brasil, a picape Santa Cruz pode ser uma forte candidata para o nosso mercado dentro desse clima de renovação da gama.
A picape monobloco é feita nos Estados Unidos sobre a mesma plataforma do Tucson de quarta geração e tem dimensões bem compactas. Com 4,97 m, é apenas 3 cm mais longa que a Fiat Toro.
Já a gama de motores é composta pelo 2.5 aspirado do Tucson americano, mas em uma variação de 194 cv - combinada com um câmbio automático de oito marchas. Outra opção por lá é esse mesmo motor turbinado, que aí rende 285 cv. Nesse caso, a transmissão é automatizada de oito marchas com dupla embreagem.
Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.