Novo Kia Picanto: na reta de chegada

Montadora sul-coreana prepara vinda de nova geração de seu subcompacto em clima de otimismo
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– A segunda geração do Kia Picanto mal chegou ao mercado europeu e já tem data para estrear no Brasil. O subcompacto coreano desembarca por aqui em agosto, apenas três meses após ganhar as ruas europeias. A estratégia da marca em manter sua linha atualizada em todos os mercados do mundo, inclusive por aqui, é a mesma das marcas "premium", que veem a demora em trazer suas novidades como sinônimo quase certo de quedas nas vendas. Para o Brasil, as estimativas são de que o Picanto chegue às concessionárias a partir de R$ 36 mil e que se aproxime das 2 mil unidades vendidas por mês. Nos quatro primeiros meses deste ano, a média de vendas mensais do modelo foi de 880 unidades, demonstra o otimismo da Kia com a nova geração do subcompacto.

O Picanto 2012 parece um carro totalmente novo. As linhas do designer badalado Peter Schreyer deram um aspecto mais musculoso ao "carrinho". As mudanças foram bem-vindas, já que suas vendas são impulsionadas em grande parte pelo visual. A dianteira traz para-choque mais bojudo, com molduras pretas que envolvem os faróis de neblina maiores. Os faróis mais alargados estão mais modernos. A grade passa a seguir a mais recente linguagem de design da Kia, apelidada pela marca de "nariz de tigre". Já a lateral tem linha de cintura crescente, com início na caixa de rodas dianteira e terminando na lanterna traseira. Na parte posterior, o Picanto traz lanternas em formato irregular e a placa migrou do meio da tampa do porta-malas para o para-choque, garantindo um visual mais limpo.

Além das mudanças estéticas, o novo Picanto também cresceu. O modelo agora tem 3,6 metros de comprimento, 6 cm a mais que na última geração. Com isso, o entre-eixos cresceu 1,5 cm e o porta-malas passou a oferecer 200 litros – 27% a mais de espaço no bagageiro, segundo a fabricante.

No Brasil, é provável que o Picanto 2012 seja lançado com a versão flex do motor 1,0L de 3 cilindros. Este propulsor de 82 cv e 9,4 kgfm de torque conta com comando das válvulas de admissão variável e promete um consumo reduzido de combustível e, consequentemente, menores emissões de CO2. Ele substitui o motor 1,0L de 4 cilindros a gasolina e 64 cavalos, reconhecido pela sua economia. O câmbio poderá ser manual ou automático de cinco marchas. Já o pacote de equipamentos é completo. O modelo vendido na Europa é equipado com luzes diurnas em leds, freios com ABS e EBD, botão de partida do motor e pode contar com até sete airbags, dependendo da versão. Para o Brasil, são esperados os mesmos equipamentos.

Primeiras impressões: pequena valentia
Por Carlo Valente do Infomotori/Itália Exclusivo para Auto Press

O novo Kia Picanto herda da primeira geração um equilíbrio substancial entre racionalidade e eficiência. No sentido que é um carro para cidade, que tem boa dirigibilidade e convence por suas características econômicas. Comparado com a versão anterior, o novo modelo é mais espaçoso por dentro e também ganha um valioso porta-malas. O conforto é satisfatório, embora os detalhes permaneçam decididamente simples. O ambiente interno é o menos empolgante do carro. O que não pesa tanto na avaliação geral, já que não é um carro no qual se pretenda passar muito tempo dentro, sendo algo mais funcional.

Em particular, se levado em conta o segmento e o motor de 3 cilindros, o isolamento acústico é excelente. Os instrumentos são claramente visíveis e tanto o volante quanto a alavanca de mudanças estão em posição adequada. Para o motorista, a visibilidade do exterior do veículo não é problema.

O motor, com seus 69 cv e 9,6 kgfm de torque, está de acordo com o carro. Certamente não dá para arrancar forte, mas se tem uma boa evolução e relacionamento equilibrado, embora não cause grande emoção. Mas a força dessa unidade propulsora não é a aceleração, e sim o consumo, que é de 23,9 km/l, com emissões de 99 gramas de CO2 por quilômetro. O modelo tem desempenho equilibrado e consistente. Suas melhoras aerodinâmicas ficam visíveis quando se percebe que a saída de traseira foi reduzida nas frenagens, o que ajudou a aumentar a precisão na direção. As mudanças, por fim, são apenas regulares, sem muito alarde. Apenas uma "sintonia fina" do Picanto já conhecido.

As opiniões expressas nesta matéria são de responsabilidade de seu autor e não refletem, necessariamente, a opinião do site WebMotors.
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