Novo Porsche 911 GT3 RS

Das pistas para as ruas, mantendo a tradição
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Novo Porsche 911 GT3 RS
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Porsche apresenta o novo 911 GT3 RS, superesportivo que, nas palavras da própria marca alemã, “oferece as legítimas qualidades de um puro-sangue de corridas, regulamentado para o uso ‘comum’”. O modelo será lançado oficialmente em outubro, na Europa.

O 911 GT3 RS é, na verdade, o modelo que serve de base para a Porsche obter homologação na categoria GT, de acordo com as regras da categoria. O regulamento determina que ao menos 200 unidades do modelo a ser homologado sejam produzidas e comercializadas normalmente. O modelo segue a trilha do Carrera RS 2.7, de 1972, e do 911 SC RS, de 1984, que também passaram por esse processo.

A desenvolver o GT3 RS, a engenharia da Porsche tinha como objetivo atingir a melhor relação peso-potência possível – ao final, a marca de 4,86 kg/cv foi alcançada, melhora de 4% em relação a versão Club Sport do GT3, segundo a montadora. O novo modelo é 50 quilos mais leve do que a versão “base”, somando 1.360 quilos com o tanque que comporta 90 litros de combustível cheio.

O RS, da mesma forma que seus predecessores, sai de fábrica com toda a estrutura interna conhecida como gaiola instalada. Todos os modelos são pintados na cor branca, com detalhes em azul ou vermelho – outra tradição.

A versão “de rua” do RS apresenta vários aparatos tecnológicos que também serão utilizados na versão de competição, como os novos braços de suspensão, a geometria do eixo traseiro otimizada, vidro traseiro feito de acrílico, capô e aerofólio traseiro feitos de fibra de carbono.

O motor 3.6 de 6 cilindros contrapostos desenvolve 381 cavalos de potência a 7.300 rpm – máximo de 8.200 rpm e total de 105,8 cv por litro. Os valores são idênticos aos do atual modelo GT3. Um coletor de ar colocado sob o aerofólio traseiro utiliza a pressão ali gerada para fornecer ar extra ao motor, quando em altas velocidades.

O RS atinge 306 km/h de velocidade máxima e faz de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos, de acordo com a Porsche. A força produzida pelo motor é transmitida à rodas por meio de uma caixa de câmbio de 6 marchas.

Em sua terra natal, o Porsche 911 GT3 RS será vendido por 120.788 euros. O modelo será vendido em todo o mundo, com exceção dos EUA e do Canadá.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors