Após quatro anos de mercado brasileiro, o Porsche Taycan agora está disponível em nova geração. Agora, as versões do esportivo 100% elétrico variam entre R$ 820 mil na versão de entrada e chegam a R$ 1.535.000 na configuração topo de linha, a Turbo GT.
Visualmente, o Taycan mantém a identidade da geração anterior. Mas traz novidades nos conjuntos ópticos, tanto na dianteira quanto na traseira.
Os faróis com luzes Matrix têm 11 segmentos controlados e a típica assinatura de quatro pontos da marca. O logotipo da Porsche na faixa de luz traseira exibe um design tridimensional, com aparência de vidro. Uma versão iluminada está disponível pela primeira vez, com animações de boas-vindas e de saída. As rodas têm 21 polegadas.
No interior, o carro tem quatro telas. Dessa forma, o passageiro tem acesso às informações do veículo, e o sistema do ar-condicionado também tem tela própria.
O acabamento é todo refinado, em couro, com costuras aparentes para ressaltar a esportividade. O banco tem todos os tipos de ajuste que você imaginar, além de três memórias - tanto para o motorista quanto para o passageiro.
Nas configurações Cross Turismo, em que o Taycan tem carroceria de station wagon, os passageiros da segunda fileira têm mais 4,5 cm de espaço para as cabeças. E o porta-malas? Nesse caso, também tem ganho considerável: enquanto nas variantes sedã a capacidade volumétrica é de 407 litros, na Taycan Cross Turismo o volume sobe para 446 litros.
Agora, de forma geral, o novo Taycan está mais potente, ágil e eficiente. Em relação à potência, todas as versões ficaram ainda mais fortes. Na versão topo de linha, tem até 1.034 cv de potência. Já no Taycan "básico", são 81 cv a mais do que antes.
Já na autonomia o carro ganhou um fôlego de até 147 quilômetros. É o caso da configuração Turbo S, que agora, de acordo com o Inmetro, é capaz de rodar até 425 quilômetros.
Mas não foi só a autonomia e a força que foram aprimoradas. O Taycan agora recarrega de 10% a 80% em apenas 18 minutos, garantindo menos tempo parado e mais tempo na estrada.
O Porsche Taycan tem algumas funções bem diferentes e legais, como o sistema capaz de levantar a suspensão para enfrentar alguns obstáculos, além de registrar a localização e definir a altura da suspensão. Dessa forma, toda vez que passar nesse mesmo lugar, ela vai se ajustar novamente de forma automática. A suspensão também pode ser elevada em até 5 cm para facilitar o acesso à cabine.
Os ajustes foram aprimorados para proporcionar mais conforto, reduzindo a vibração gerada pelo contato dos pneus em pisos irregulares. O Porsche Taycan tem controle de rolagem da carroceria, isolamento de irregularidades do piso e ajuste dinâmico da altura em relação ao solo.
Além da potência extra, o Taycan tem a função push-to-pass, que libera potência adicional por 10 segundos - ideal para ultrapassagens. Depois, precisa de mais 10 segundos para ficar disponível novamente.
O Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach chega com um título impressionante: é o Porsche de produção mais potente da história. Com até 1.034 cv no modo overboost e 126,5 kgf.m de torque, o esportivo elétrico acelera de zero a 100 km/h em apenas 2,2 segundos.
Inspirado nos carros usados na Fórmula E, o modelo traz a função "Attack Mode", que adiciona 163 cv extras por 10 segundos, proporcionando ainda mais desempenho na pista. Para acompanhar tanta força, recebeu ajustes na aerodinâmica, na suspensão e nos freios, além de um pacote de alívio de peso que removeu cerca de 75 quilos em relação ao modelo padrão.
Antes mesmo de seu lançamento, o Taycan Turbo GT já mostrou do que é capaz: bateu o recorde de um carro elétrico em Interlagos, com tempo de 1min42s130, superando até o 911 Turbo S. O responsável pela façanha foi o piloto Felipe Nasr, que destacou a precisão do carro nas curvas e a aceleração brutal nas saídas.
Com essa performance, o novo Taycan Turbo GT não só reforça o avanço dos elétricos, como coloca a Porsche em um novo patamar de esportividade.