Novo RAV4 desembarca no Brasil

  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Novo RAV4 desembarca no Brasil
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A terceira geração do SUV pequeno da Toyota, o RAV4, acaba de desembarcar nos portos brasileiros. Apresentado no último Salão de Frankfurt, em setembro do ano passado, o utilitário esporte chegou maior e mais forte, mas mantém uma característica que deve desagradar os puristas do 4x4: a falta de marcha reduzida.

A parte mecânica, em todo caso, ganhou um reforço importante, ou seja, 400 cm³ no motor, que agora é um 2,4-litros. O já conhecido comando variável de válvulas VVTI ajuda a usina de força a gerar 170 cv a 6.000 rpm, relativamente pouca diferença comparado aos 150 cv do motor de 2 litros, mas foi em torque que o RAV4 mais se beneficiou. Ele passou dos 19,6 kgfm para 22,8 kgfm, sempre a 4.000 rpm, número mais adequado ao único câmbio disponível, o automático de quatro marchas.

A tração nas quatro rodas, por acoplamento viscoso, distribui a força do motor de acordo com as condições de atrito de cada terreno. Há a possibilidade de bloqueio da tração integral. Nessa situação, o torque é distribuído em partes iguais 50% para as rodas dianteiras e traseiras, mas só até 40 km/h. Ao se passar deste limite, a tração é automaticamente liberada. A suspensão é independente nas quatro rodas, tipo McPherson na dianteira e multibraço na traseira.

No que se refere a espaço interno, o utilitário ganhou uma nova plataforma, chamada de MC, que será utilizada pelo substituto do Lexus RX, esperado para 2008. Ela deixou o RAV4 com 33 cm a mais em comprimento 4,60 m, contra 4,27 m do modelo antigo. O entreeixos pulou de 2,49 m para 2,66 m, o que deve ter representado um ganho significativo em conforto. O porta-malas também foi bastante ampliado. Está agora com 540 litros, contra 400 litros da versão antiga.

Vendido nas cores prata, preto, vermelho e azul escuro perolizados, o preço também sofreu reforço. Pulou dos atuais R$ 97.888 para R$ 134.710,00 - valor semelhante ao cobrado pela Honda por um Accord V6 novo.

Entre os equipamentos de série estão banco traseiro rebatível e reclinável, vidros e retrovisores elétricos, toca-CD com leitor de MP3, ar-condicionado independente para motorista e passageiro, duplo airbag, coluna de direção regulável em altura e profundidade e teto solar com comando um-toque para abertura.
_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors