O futuro no Salão de Frankfurt

Se você gosta de carro, tem de ver isso de perto
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. O futuro no Salão de Frankfurt
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

de Frankfurt – Pode ficar para o próximo, daqui a dois anos, ou para quando os filhos crescerem. Não há pressa. Aliás, quanto mais o tempo passa, maior a sua chance de ficar arrebatado com as promessas das fabricantes de veículos para o futuro. Mas venha ao Salão do Frankfurt IAA ao menos uma vez na vida. Traga um kit hidratação, tênis confortáveis para longas distâncias e sua paixão por motores. Aqui, marcas do mundo todo exibem, em um espaço de 210 mil metros quadrados o salão do automóvel de São Paulo tem 85 mil, o que elas têm de melhor ou suas promessas para revolucionar a mobilidade. Entretanto, não se trata apenas do que, mas também de como os veículos são apresentados. A experiência de dirigir – que ultrapassa os quatro cantos do carro – começa a ser construída aqui.

Os destaques desta edição do Salão de Frankfurt, a 64ª em 114 anos, são as tecnologias que prometem tornar os veículos mais sustentáveis em um futuro não tão longínquo. Elétricos, híbridos, motores mais potentes e menos poluentes estão, praticamente, em todos os estandes, prontos para migrar do conceito à realidade.

A BMW, por exemplo, reservou boa parte de seu estande de 12 mil metros quadrados para mostrar e divulgar os dois conceitos de sua submarca BMW i, o BMW i3 elétrico e i8 híbrido, que serão produzidos a partir de 2013 na fábrica da marca em Leipzig.

Além deles, aceleraram pela pista, dentro do estande, os novos BMW Série 1, prometido ao Brasil para o primeiro semestre de 2012; o M5, motor V8 com 560 cv, disponível aos brasileiros entre abril e maio de 2012; além do Série 6 e do Z4, que terão novos motores. Aos fãs da marca, passado, presente e futuro desfilam em baixa e alta velocidade não só para que sejam vistos, mas “sentidos”. Impossível não se inebriar com o ronco dos motores por vezes mesclados à trilha sonora de Missão Impossível.

Já a Volkswagen, em seu estande de 9 mil metros quadrados, mostrou seis versões de sua principal atração, o conceito Up!, que começa a ser produzido em 2013 e, segundo Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, pode chegar ao País em 2014. O modelo custará € 9.850 aproximadamente R$ 23 mil na Europa. No Brasil, o objetivo é que o lançamento seja o novo carro do povo, uma espécie de Fusca do século 21.

Outra marca do grupo VW, a Audi, apresentou os conceitos Urban Sportback e Urban Spyder com motores elétricos movidos a bateria de íon-litio. Pensados para apenas dois ocupantes, os modelos são feitos de fibra de carbono. A marca não deu previsão para produção dos dois veículos.

Se para você todas essas novidades não passam de ficção científica, Frankfurt é o lugar perfeito para turbinar também o seu otimismo. Por aqui, pode-se optar por rodar de carro elétrico, bonde, metrô, bicicletas com ciclovias que cortam toda a cidade, triciclos elétricos ou caminhar pelas calçadas que privilegiam o pedestre. O melhor: todas elas levam ao Salão em pouco tempo e sem estresse.

Viagem feita a convite da BMW do Brasil

Gosta de hatches médios?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Citroën C4

Ford Focus

Hyundai i30

Fiat Stilo

Nissan Tiida

Peugeot 307

Peugeot 306

Volkswagen Golf

Renault Mégane

Chevrolet Astra

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors