O que é que o Salão de Bolonha tem?

Belos carros, belas mulheres e muita interatividade
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. O que é que o Salão de Bolonha tem?
Luís Figueiredo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Mais do que a exposição dos veículos, o que por si só é capaz de atrair multidões aos seus pavilhões, o Salão de Bolonha destaca-se pela interatividade que oferece aos visitantes. Há dez áreas na parte externa do pavilhão em que o público pode guiar alguns dos veículos expostos. Basta inscrever-se nos estandes das marcas – as avaliações são na maioria realizadas com hora marcada.

Grande parte das marcas participa da iniciativa. A Fiat, com um circuito fora-de-estrada para avaliação dos 4x4 da marca – o Panda e o Sedici. A Subaru montou uma pista de gelo para demonstrar a eficiência do seu sistema de tração integral. A Land Rover propõe desafio semelhante, porém mais radical – sua pista que lembra uma “montanha-russa”, Mas, como no brinquedo, o visitante é mero passageiro, não pode guiar pelas rampas acentuadas.

O Automóvel Clube da Itália promove um treinamento dos motoristas para a segurança ao volante. Monitorados por instrutores, os visitantes percorrem pequeno circuito guiando os pequenos Mini, Cooper e Cooper S. Há uma exposição multimídia com dicas para guiar, vídeos de automobilismo e história do automóvel.

A Toyota participa da iniciativa, assim como a Fcaptionação Italiana de Fora-de-estrada. A revista italiana Quattroruote tem em seu circuito à disposição do público os novíssimos Opel Corsa, Kia Cee’d, Daihatsu Materia e Volvo C30. Na pista da Honda é possível experimentar o Civic S Type versão do hatch e esportiva do modelo que, infelizmente, não é comercializada no Brasil de duas formas: ao volante, avaliando a eficiência dos sistemas de controle de estabilidade, e no banco do passageiro. Neste caso, assume o volante um piloto da “Academia de Pilotagem” Honda, que leva o hatch médio ao limite na pista, com pêndulos e drifting.

A melhor parte é a Arena Shell, destinada apenas a exibições. Ali se dividem as marcas BMW, Alfa Romeo, Ford, Renault, Seat, Subaru e Lamborghini, que oferecem ao público a oportunidade de sentir o desempenho de seus produtos bem de perto: no banco do passageiro. Como os outros, para participar o visitante se inscreve no estande da marca. Pudemos experimentar andar na pista de 1 km de extensão, com pequenas retas e muitas curvas fechadas, com o grupo da escola de pilotagem Subaru – a experiência é inesquecível. Se a idéia pegasse no Brasil...

Nos três dias que anteccaptionam a abertura do salão ao público, 4, 5 e 6 de dezembro, a organização realizou shows e eventos na cidade de Bolonha, como forma de divulgação. No primeiro dia, houve um show na Piazza Maggiore aberto a todo o público para apresentação do smart Fortwo – uma febre na cidade, que sofre com o problema de falta de espaço para estacionar.

A interatividade e a aproximação do público como um todo, não apenas do aficionado por automóveis, é o segredo da organização do salão de Bolonha para tornar o evento um dos mais importantes do mundo.

Belas modelos
Como em todo evento do tipo, as fábricas expositoras contratam belas modelos para figurar ao lado de seus carros. As belas ragazze italianas chamavam a atenção dos visitantes – especialmente no estande da Fiat. Interessante é perceber o treinamento que essas profissionais recebem, de acordo com a marca para que trabalham: seu nível de interesse pelo visitante é menor quanto mais caro o produto que está ao seu lado. Conseguir um sorriso da modelo sentada no Mercedes CL 500 ou no Maserati Quattroporte é um desafio. Já em outras marcas menos sofisticadas e mais baratas, as modelos sorridentes permitem-se até fotografar com os visitantes.

Mas, embora dotadas de belos rostos, de traços finos e delicados, as italianas parecem carecer de um “algo mais” que só a mulher brasileira tem. Veja você mesmo nas fotos ao lado.


Leia também:

Salão de Bolonha:
dos 13 lançamentos mundiais, só alguns chegarão ao Brasil

________________________________
Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!

______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Indique esta reportagem para uma amigoa

O jornalista viajou à Itália a convite da Fiat Automóveis

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors