Ônibus híbrido disputa prêmio de tecnologia nos EUA

Modelo, já em testes, foi desenvolvido em parceria Eletra-Marcopolo
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Ônibus híbrido disputa prêmio de tecnologia nos EUA
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O projeto brasileiro do ônibus Viale Híbrido, desenvolvido pela Eletra e pela Marcopolo e equipado com motor diesel International HS 2.8L para geração de energia, é o único representante brasileiro e um dos 15 indicados para o 2003 World Technology Awards - Prêmios Mundiais de Tecnologia 2003, na categoria Energia, a ser anunciado no próximo dia 25 de junho, em solenidade prevista para o Fairmont Hotel, na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos.

Já em operação no transporte de passageiros nas cidades de São Bernardo do Campo SP e de Porto Alegre RS, o ônibus Viale é baseado em conceito híbrido e dispõe de um motor diesel aplicado a um gerador de energia, responsável pela alimentação do conjunto de baterias e motores elétricos.

O conjunto de baterias fornece a energia necessária nas acelerações, assim como em subidas e em trechos de velocidade. Nas desacelerações e quando o veículo estiver parado, os motores elétricos não consomem energia e as baterias continuam a ser alimentadas, pelo funcionamento do motor diesel, em baixo regime de rotação. Além de reduzir o valor de investimentos para infra-estrutura viária dispensa rede elétrica, a utilização do sistema híbrido proporciona maior durabilidade e menor custo operacional. Outra vantagem do projeto é o reduzido nível de ruído.

O 2003 World Technology Awards é promovido pela The World Technology Network, em associação com a NASDAQ & Accenture, TIME Magazine, Science Magazine e Technology Review Magazine. O concurso contou com participação superior a 100 projetos desenvolvidos por importantes empresas mundiais de tecnologia avançada. Entre os 15 selecionados, quatro serão eleitos finalistas, entre os quais sairá o vencedor.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors