Opel apresenta nova geração do Corsa 5-portas

Novo hatch compartilha a plataforma com o Fiat Grande Punto, que será fabricado no Brasil em 2007
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Opel apresenta nova geração do Corsa 5-portas
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Depois de mostrar o novo Corsa três-portas por fotos, no mês passado, a Opel, braço europeu da GM, fez o mesmo com a versão de cinco portas. Disponível com novos motores e mais espaço interno, o carro tem estilo bem esportivo e um sistema de organização dos bancos traseiros que o aproxima muito de uma minivan.

Descontado o estilo da carroceria, quase monovolume, os bancos traseiros, quando rebatidos, criam um assoalho liso para carga, no mesmo nível do porta-malas, o que torna o aproveitamento de espaço muito melhor. Esse sistema, chamado de “DualFloor”, oferece mais uma funcionalidade: é possível regular a altura do assoalho do porta-malas, rebaixando-o para transportar objetos mais compridos na vertical.

Outra idéia bastante inteligente aplicada ao novo carro é o sistema FlexFix, um transportador de bicicletas que fica embutido no pára-choque traseiro. Quando os donos do carro quiserem carregar suas “magrelas” duas, no máximo, basta puxar o FlexFix para fora, como uma gaveta, e fixar as bicicletas. De volta do passeio, basta empurrar o FlexFix de volta para dentro do pára-choque.

Em termos de espaço, o novo Corsa tem 4 m de comprimento, 2,51 m de entreeixos e 1,50 m de altura, Ao todo, são 18 cm a mais de comprimento, 2 de entreeixos e 5 cm de altura em relação à geração que sai de cena por lá, medidas que dão idéia de um incremento significativo no conforto que o carro oferece. O porta-malas comporta 285 l, ganho de 15 l que coloca o novo Corsa numa posição mais confortável que a de seu antecessor, mas ainda abaixo da capacidade do Ford Fiesta, por exemplo, que é de 305 l.

A GM diz que não fabricará esta geração no Brasil porque ela é muito sofisticada, preferindo manter em produção por aqui a que está saindo de linha na Europa. Seria um argumento válido não fosse o fato de que a Fiat produzirá o Grande Punto no Brasil. Esse modelo da Fiat divide plataforma com o novo Corsa, o que tornaria a produção de ambos bem mais barata em terras tupiniquins.

A verdade é que o Corsa atualmente à venda por aqui não fez o mesmo sucesso que sua primeira geração nacional, o que deve ter desestimulado a empresa a fazer novos investimentos para manter o carro atualizado com o que é vendido no exterior. Uma pena, visto que empresas que têm feito isso, como a Honda e seu novo Civic, mostram que o consumidor brasileiro está de olho no que é oferecido lá fora e quer ter acesso aos mesmos produtos, sob o risco de se sentir desprestigiado.
_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors