Peugeot 308 fará estreia de novo motor sem tanquinho de gasolina

Versão 1,6L terá potência de 122 cv e adotará novo sistema de partida a frio
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Peugeot 308 fará estreia de novo motor sem tanquinho de gasolina
Rodrigo Ribeiro
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

– Porto Real - RJ - O Peugeot 308 será apresentado à imprensa somente em fevereiro de 2012, mas a marca já começou a divulgação do novo hatch médio – começando pelo novo motor 1,6L 16V. Chamado de EC5, o propulsor foi revelado nesta semana na fábrica da PSA Peugeot Citroën em Porto Real RJ. Com capacidade para gerar até 122 cv com etanol, o motor tem como destaque o uso do sistema de partida a frio sem o tradicional “tanquinho” de gasolina.

Desenvolvido pela Bosch, o sistema foi usado pela primeira vez pela Volkswagen no Polo E-Flex e adotado posteriormente na versão Bluemotion do hatch. Contudo, é a primeira vez que o Flex Start é aplicado em larga escala. E o 308 terá um recurso inédito chamado de wake up, que inicia o aquecimento do etanol na galeria de combustível assim que o motorista abre a porta. Com isso o tempo de pré-aquecimento de até dez segundos é reduzido, agilizando o processo de partida.

Alta pressão
Além do novo sistema de partida a frio, o motor EC5 adota uma série de recursos para otimizar seu desempenho e reduzir emissões, incluindo bomba de óleo com pressão variável e polia do comando das válvulas de admissão com ajuste de fase. O sistema é similar ao usado pela Fiat nos motores EVO e melhora a resposta do motor 16V em baixas rotações.

Apesar das inúmeras inovações tecnológicas, a principal novidade do EC5 para melhorar sua potência com etanol é conhecida pela maioria dos mecânicos. A taxa de compressão do motor é de 12,5, um valor considerado elevado. Como referência, o 1,6 16V usado atualmente pela PSA tem taxa de 10,5. Para o consumo de etanol a medida é bem-vinda, melhorando o rendimento do biocombustível, mas prejudica o uso da gasolina, sensível à pré-detonação batida de pino.

Para evitar isso a marca alterou o gerenciamento da injeção quando a gasolina está presente no tanque. Na prática, a medida resulta em uma perda de potência significativa: são 115 cv com gasolina, 7 cv a menos do que com etanol. Questionada, a marca não crê que a diferença prejudique as vendas do 308. Além do motor inédito, o hatch médio continuará oferecendo o motor 2,0L 16V de até 151 cv do 307 e o 1,6 16V turbo que também será aplicado no 408.

Três para o 208
Apesar dos novos 208 e Citroën C3 não terem sido citados pela PSA durante a coletiva de imprensa, os rumores que os compactos terão uma nova família de motores com três cilindros foi confirmada indiretamente pela Bosch. Em seu panfleto de divulgação do Flex Start, a empresa afirma que o sistema foi desenvolvido para blocos de quatro e três cilindros, mostrando, inclusive, o sistema de injeção do inédito propulsor, que poderá ter cilindrada de 1,0L e 1,2L.

O Peugeot 208 tem produção confirmada no Brasil para 2013. A marca afirma que o compacto conviverá com o 207, mas fontes de dentro da fábrica não creem nessa situação. “Talvez somente nos primeiros meses, enquanto a produção do 208 for ampliada”, afirmou um funcionário da marca que não quis se identificar. O novo C3 chega no final de 2013, logo depois do novo C4.

Viagem feita à convite da PSA Peugeot Citroën e Bosch do Brasil
_________________

Gosta de hatches médios?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Citroën C4

Ford Focus

Hyundai i30

Fiat Stilo

Nissan Tiida

Peugeot 307

Peugeot 306

Volkswagen Golf

Renault Mégane

Chevrolet Astra

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors