Peugeot lança 206 1.0 brasileiro

Beleza e desempenho somam-se no carro
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Peugeot lança 206 1.0 brasileiro
Antonio Geremias
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Peugeot parece ter encontrado uma rara simbiose entre conforto, design e desempenho, neste Peugeot 206 1.0, primeiro veículo da marca que sai da fábrica brasileira de Porto Real, RJ. A beleza do 206 já é sobejamente conhecida e reconhecida mundialmente, alvo de muitos prêmios em vários países e continentes. O conforto, idem. Embora pequeno, ele é espaçoso internamente, mais na frente, mas sem se tornar incômodo atrás.

Os preços do carro, entretanto, somente serão divulgados nos próximos dias. Especula-se que eles ficarão entre R$ 18.000 e R$ 23.000.

A dúvida que restava dizia respeito ao motor, o mesmo 1.0 do Clio, fabricado pela Renault no Paraná. Usado no Clio 1.0 RN carro cerca de 30 quilos mais leve que o 206 Soleil, ambos com quatro portas e top de linha, com 70 cv e 9,5 kgfm, mostrou-se um motor de retomadas fracas, velocidade final baixa, em torno dos 140 km/h, nada emocionante.

No Peugeot 206, o mesmo motor tem os mesmos 70 cv com um torque ligeiramente menor, 9,3, mas o desempenho é completamente diferente. Com pelos três anos de trabalho da engenharia da marca do leão no propulsor, as alterações em relações de marcha mais curtas, diferencial, escapamento, comando de válvulas, central eletrônica, o 206 é muito mais ágil, mais eficiente nas retomadas e tem velocidade final maior em torno dos 160 km/h.

Ou seja, o carro é bonito, confortável e tem um desempenho mais que adequado ao motor 1.0. Além disso, é estável, freia bem, a direção hidráulica é precisa e adequada ao desempenho e os pneus, 175/65 R14, bonitos e também adequados.

A fábrica anuncia mirabolante economia de combustível; na cidade, o modelo percorreria 14,7 km/l, enquanto na estrada desenvolveria 21,7 km/l. A conferir, mesmo.

Com mais de 1,8 milhão de 206 vendidos em todo o mundo, a Peugeot sabe que tem em mãos um produto competitivo no Brasil, vendeu 20 mil unidades e é líder em seu segmento. Dentro de seu planejamento de marketing, a marca vem buscando se implantar com solidez no País – esta talvez seja a principal razão para ter mantido os mesmos equipamentos, opcionais ou de série, neste popular. Ela quer ganhar mercado fora da Europa, estratégia essencial do Grupo PSA Peugeot Citroën para manter-se competitivo e lucrativo.
Segundo a Peugeot, “A meta para este ano é comercializar 38 mil veículos e conquistar 2,5% de participação de mercado. Deste total, 28 mil unidades serão do modelo 206, sendo 17 mil na versão com motor 1 litro. Com isso, o novo veículo passa a ser o carro-chefe da marca, responsável por 45% das vendas previstas no Brasil.

“Para evitar filas de espera na comercialização do 206 com motor 1.0 16 válvulas, além dos carros que já estão sendo produzidos na fábrica do Grupo em Porto Real RJ, a Peugeot vai contar com a ajuda da sua unidade na Argentina - que já produz o 206 com motor 1.6 - para abastecer sua rede de concessionárias no decorrer deste primeiro ano de lançamento.

“A fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, que foi inaugurada no último mês de fevereiro, produzirá este ano cerca de 12 mil unidades do 206 1.0 16v, sendo que, gradualmente, ampliará a produção desse modelo”.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors