Pininfarina Alfa Romeo 2uettottanta

Modelo celebra 80 anos com conceito que sugere a próxima geração da Alfa Spider
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Pininfarina Alfa Romeo 2uettottanta
Auto Press
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Pininfarina sempre teve uma relação muito íntima com o Grupo Fiat e suas marcas, em especial a Alfa Romeo. E, para comemorar seus 80 anos de vida, o famoso e renomado estúdio de design italiano criou justamente um conceito em cima de um ícone da marca de Milão. O 2uettottanta – pronuncia-se “duetotanta” – é um roadster baseado na Spider, o famoso e arrojado conversível da marca italiana.
O protótipo da Pininfarina foi inspirado justamente na primeira versão do modelo, que nasceu em 1962 sob a alcunha de Duetto e das pranchetas da Pininfarina. E sugere, inclusive, como pode vir a ser a próxima geração do Spider, que atualmente está na quarta versão.

A Pininfarina não poupou em criatividade e ousadia. Na frente, o modelo mostra todo seu arrojo com uma boa dose de robustez nas linhas. O conjunto ótico foi disposto em filetes horizontalizados de leds. O capô é comprido e tem linhas limpas enquanto dois vincos surgem da altura das caixas de rodas e conferem um aspecto parrudo. Para-choque e spoiler estão integrados, com a tradicional grade “cuore” – que remete a um coração – e a logomarca da Alfa Romeo ao centro. As entradas de ar auxiliares foram posicionadas de forma vertical e embutidas bem abaixo dos faróis.

Com 4,21 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,28 m de altura e uma distância entre-eixos de 2,50 m, o 2uettottanta, visto de perfil, passa a sensação de movimento e reforça seu arrojo, com linhas angulosas e fluidas. As caixas de rodas se misturam à carroceria para dar o aspecto musculoso ao roadster. Um vinco em cunha corta a carroceria e outro menos proeminente aparece na parte inferior da lataria. Atrás dos bancos surgem dois domos que integram as barras anticapotagem e servem para um dar um ar de carro de corrida ao roadster. Na traseira, um visual bem parecido com a frente. Lanternas bem afiladas em leds e vários vincos parecem esculpir o carro.

Por dentro, revestimento em couro com costuras à mostra. O painel é todo em branco e se “integra” aos apoios de braço das portas. A área do quadro de instrumentos, porém, é na cor preta. Os instrumentos, aliás, ficam embutidos em molduras tubulares para evidenciar o apelo esportivo. O volante de três raios é inspirado também na direção do primeiro Spider Duetto e conta com paddle shift para mudanças sequenciais da transmissão. Os bancos são do tipo concha e a manopla do câmbio é cromada.

A transmissão, aliás, é automatizada, com seis velocidades e dupla embreagem. Ela trabalha com um motor turbo 1.75 litro. Mais referências, desta vez à cilindrada da versão 1750 Veloce da Spider, de 1968. É o mesmo propulsor que equipa a versão Quadrifoglio Verde da nova Giulietta. Só que o motor deixou de ser transversal e passou a ser longitudinal. Na 2uettottanta, gera respeitáveis 238 cv de potência e torque máximo de 34,6 kgfm disponível a partir dos 1.900 giros.

Além disso, o conceito oferece três modos de condução no chamado Alfa DNA, o seletor de direção da marca italiana: Dynamic, Normal e All Weather. O dispositivo altera a calibragem e o modo de funcionamento do motor, transmissão, suspensão, direção, freios, entre outros componentes, que podem privilegiar a condução mais esportiva – Dynamic – ou para trechos pouco aderentes e de neve – All Weather.

_________________

Twitter
_________________

Gosta de superesportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Porsche

Maserati

Bentley

Bugatti

Aston Martin

Ferrari

Lamborghini

Leia mais:

SEGREDO - Nova geração do Audi A8 aparece dia 30 em Miami

SEGREDO - Nova geração do BMW Série 3 será lançada em 2012

SEGREDO - Ford Explorer terá carroceria monobloco

SEGREDO - BMW M5 está quase pronto para a briga

SEGREDO - Segunda geração do Mercedes-Benz CLS nasce em 2011

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors