Porsche apresenta a versão GT3 do atual 911

Versão naturalmente aspirada da geração 997 deste ícone automotivo chega aos 435 cv
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Gustavo Ruffo
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- A Porsche já está desenvolvendo a nova geração do seu maior mito, o 911. Chamada de 998, ela deve ser apresentada em 2011. Mesmo assim, as versões mais especiais do 911 sempre ficam para o final do ciclo de vida de cada uma de suas gerações. É o caso, por exemplo, do 911 GT3, o modelo com motor naturalmente aspirado mais forte da linha. O da geração 997, a atual, conseguiu chegar aos 435 cv.

A melhoria na potência, de cerca de 20 cv, foi obtida com o aumento do motor de 3,6 litros para 3,8 litros, além de um novo controle variável de válvulas. Agora, o chamado VarioCam regula não só as válvulas de admissão, mas também as de escape. Com isso, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 s e atinge a máxima de 312 km/h.

Além do motor poderoso, o carro recebeu aperfeiçoamentos em suspensão, freios e em tudo que pudesse afetar o comportamento dinâmico. Um exemplo extremo é o coxim do motor, que é regulável automaticamente. Quando o carro está sendo usado de modo agressivo, os coxins endurecem e evitam que o deslocamento da massa do propulsor, instalado na traseira, como é tradição no 911, afete o comportamento do carro, tornando-o mais previsível. É um nível de sofisticação extremo e, no caso deste veículo, absolutamente justificável.

Como este é um carro voltado a quem gosta de dirigir e, presumivelmente, sabe como fazer isso, a Porsche dotou o GT3 de controles de estabilidade e de tração que podem ser desligados de modo permanente. Eles não entram em ação nem em situações extremas. Em outros modelos, a iminência de um problema ativa os sistemas. Se o motorista os desligou, a Porsche parte do princípio que ele sabe o que está fazendo. Deus permita.

Para ajudar, a marca fez modificações aerodinâmicas no carro que tornam sua sustentação negativa, ou seja, sua capacidade de grudar no chão duas vezes superior à do modelo que ele substitui. E a do anterior já era muito maior do que a de qualquer carro comum.

Completam o pacote um novo ajuste da suspensão ativa PASM, que a tornou mais rígida, mas, segundo a Porsche, não menos confortável para o uso diário, novos freios, maiores, com a opção de discos de cerâmica, e um botão que aumenta o vão-livre dianteiro do carro em até 3 cm, para ele não sofrer tanto em pisos ruins ou entradas de garagem. É a Porsche trabalhando em prol do spoiler dianteiro.

Essa bela máquina estará à venda na Europa em maio, por 98,1 mil euros, ou cerca de R$ 300 mil. Nos EUA, o carro começa a ser vendido em outubro por US$ 112,2 mil, coisa de R$ 260 mil. Nenhum destes preços inclui o gasto com impostos. No Brasil, o carro deve chegar também por volta de outubro, por um valor pelo menos três vezes maior.

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