Protoscar chega aos esportivos elétricos com o Lampo²

Segundo a montadora, com apenas 10 minutos de carga, o carro obtém autonomia de mais 100 km
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Protoscar chega aos esportivos elétricos com o Lampo²
Auto Press
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Os carros elétricos sempre foram vistos como a solução para o caos ambiental do planeta. Mas também são criticados pela baixa autonomia, pelo tempo para carregar as baterias e também pelo desempenho limitado. De uns tempos para cá, porém, montadoras famosas e outras pouco conhecidas passaram a investir em modelos elétricos com performances mais interessantes e até com um certo apelo esportivo. A suíça Protoscar resolveu pegar carona neste caminho.

Mas como modelos elétricos já deixaram de ser novidade, no conceito Lampo², a montadora criou diferentes sistemas para carregar as baterias. Um diferencial encontrado pela desconhecida marca para atrair os holofotes no Salão de Genebra, que começa no dia 4 de março.

São quatro os modos para carregar as baterias de íon de lítio do Lampo². Há desde os monofásicos, com 3,3 kw e 6,6 kw, que pode ser carregado em qualquer tomada convencional residencial ou em futuros postos e pontos de abastecimento de baterias. Já o sistema trifásico do modelo é voltado para indústrias e frotistas, onde será possível carregar mais de um carro ao mesmo tempo. O mais interessante, porém, é a interface para o que a marca suíça chama de "fast charging". Segundo a montadora, com apenas 10 minutos de carga, o Lampo² obtém autonomia de mais 100 km. Com a carga total, a autonomia do modelo fica em 200 km.

Mas o carrinho da Protoscar também chama a atenção por fora. Com 4,28 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,20 m de altura e 2,41 m de entre-eixos, o conversível de dois lugares é baseado no Pontiac Solstice. E o desenho do Lampo² confirma isso, com linhas bastante fluidas e abauladas. A frente garante robustez com o capô elevado, tendo ao centro uma fileira de degraus que separam o conjunto ótico. Este, por sinal, é composto por dois faróis redondos que ficam embutidos em duas cavidades retangulares. O caráter esportivo fica evidente na enorme grade do tipo bocão na cor negra, com dois faróis de neblina e um "Q" vermelho ao centro.

Nas laterais, o Lampo² parece encorpadinho, graças à carroceria bojuda mas com linhas predominantemente lisas. Apenas um vinco na altura do para-lamas traseiro quebra o estilo mais "limpo" da lataria. Outro detalhe que chama a atenção é a caixa de roda traseira, que encobre a metade das rodas de liga leve escurecidas de trás. Acima do compartimento de bagagem, logo atrás dos bancos, há um painel que abriga os motores elétricos. A traseira, por sua vez, lembra bastante o desenho da frente do carro, com um generoso acabamento na cor preta que abriga lanternas circulares e mais uma vez o "Q" ao centro.

Na parte mecânica, o Lampo² conta com dois motores elétricos que, juntos, somam 408 cv de potência e um torque generoso de 66 kgfm disponível até os 4.500 giros. Com tração traseira e pouco mais de 1,5 tonelada de peso, o modelo faz o zero a 100 km/h em 5 segundos e pode alcançar a velocidade final de 200 km/h, segundo a marca suíça. No mais, conta com airbags frontais e laterais, santantônios embutidos nos encostos dos bancos, controles de estabilidade e de tração, navegador GPS e controle de cruzeiro.
O modelo estará exposto para exibição no motorshow de Genebra, mas ainda não há preço definido para ele nem previsão de produção.

_________________

Twitter
_________________

Gosta de esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Aston Martin

Porsche

Ferrari

Lamborghini

Leia também:

Shelby American traz GT350 de volta à vida

Por US$ 2 milhões, DiMora Natalia SLS 2 chega em 2011

Fenix Automotive criará supercarro mais em conta

Cadillac entrega 564 cv para o CTS-V domar

Aston Martin apresenta o Cygnet, seu caçula japonês

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors