Robusto, Toyota Etios chega a partir de R$ 29.990

Modelo fabricado em Sorocaba parte de R$ 29.990 mil e chega a R$ 44.690

  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Robusto, Toyota Etios chega a partir de R$ 29.990
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


(Lançamento oficial do Toyota Etios, Itupeva, São Paulo) O WebMotors foi convidado para rodar com o Toyota Etios por um percurso, composto na sua maior parte por rodovias, de 200 km. O automóvel que começou a ser fabricado na planta da marca japonesa, em Sorocaba, São Paulo, começa a ser vendido a partir de 28 de setembro. Produzido nas carrocerias hatch e sedã, o novo carro chega como a aposta da Toyota no segmento de compactos. O objetivo da Toyota é vender 70 mil unidades do compacto por ano.


Versões e preços

 

O Etios hatchback será comercializado em quatro versões, denominadas Etios, Etios X (com ar-condicionado opcional), Etios XS e Etios XLS. O modelo de entrada, que não recebe nenhuma letra complementar em seu nome, traz apenas o duplo airbag como item relevante. As rodas são de aço, coberta por calotas, e até o conta-giros é opcional. Para não fazer feio diante da concorrência a Toyota se esforçou e reduziu o valor sugerido do carro: R$ 29.990, ao contrário daquele de R$ 35 mil anunciado anteriormente.


O Etios na versão “X”, também com motor 1,3L, oferece as bolsas infláveis, coluna de direção com regulagem de altura, direção com assistência elétrica, freios ABS e desembaçador do vidro traseiro. O valor sugerido do Etios “X” é de R$ 33.490. Com o ar-condicionado, item opcional, o valor atinge a marca de R$ 36.190.


O modelo Etios XS agrega, além de todos os itens já mencionados, ar-condicionado, sistema de áudio (rádio, CD player e entrada USB), conta-giros, vidros e travas elétricos. O preço sugerido é de R$ 38.790.


Na opção hatch, o motor 1,5L só entra na jogada na versão XLS. Além dos componentes já mencionados nas versões de entrada e intermediária, a topo vem equipada com faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.


O Etios sedã só pode ser comprado com motor 1,5L. Assim como no hatch, no sedã o ar-condicionado é opcional para a versão “X”. O preço sugerido é de R$ 36.190. Com o “ar” o modelo passa a custar R$ 38.890. No caso da carroceria com porta-malas de maior volume os itens de série, desde a versão de entrada, são: volante com regulagem de altura, direção com assistência elétrica, freios ABS, airbag duplo e desembaçador do vidro traseiro. A opção XS do sedã (R$ 41.490) conta com os mesmos itens da opção XS do hatch. A mesma regra se aplica para a topo, a XLS (R$ 44.690).


Motores


Toyota Etios 1.3L

- Com gasolina: 84 cv a 5.600 rpm e 11,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.

- Com etanol: 90 cv a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque a 3.100 rpm.


Etios 1.5L

- Com gasolina: 92 cv a 3.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.- Com etanol: 96,5 cv a 3.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.Desempenho


Hatchback

Motor 1.3L (etanol): 0-100km/h em 11,8 segundos

Motor 1.3L (gasolina): 0-100km/h em 12,2 segundos

Motor 1.5L (etanol): 0 – 100km/h em11,1 segundos

Motor 1.5L (gasolina): 0 – 100km/h em 11,5 segundos


Sedan

Motor 1.5L (etanol): 0 – 100km/h em 11,3 segundos

Motor 1.5L (gasolina): 0 – 100km/h em 11,8 segundos


 

Hatch 1.3

Hatch 1.5

Sedan 1.5

Urbano

Etanol - 8.5km/l

Etanol - 8.5km/l

Etanol - 8.4km/l

 

Gasolina - 12.5km/l

Gasolina -12.4km/l

Gasolina - 11.9km/l

Rodoviário

Etanol – 9km/l

Etanol - 8.9km/l

Etanol - 9.3km/l

 

Gasolina -13km/l

Gasolina 13.4km/l

Gasolina -14km/l



Design e espaço


De acordo com a Toyota, o Etios foi desenvolvido sob o conceito “simplicidade arrojada”, mesclando jovialidade com elegância. “Uma linha atravessa o veículo conferindo personalidade, e o atraente contorno do capô cria uma impressão única, que é reforçada pelos para-choques com design limpo e marcante”, reforça o informativo para a imprensa. Com um “jeitão” de Logan mais avantajado, o Etios sedã surpreende pelo bom espaço interno. Um dos segredos para a conquista de área livre está no desenho das caixas de roda. Outro detalhe que favorece o conforto é o túnel central, com um desenho plano ele oferece bom espaço para os pés dos passageiros. Ambas as qualidades podem ser encontradas nos dois modelos, hatch e sedã.


O modelo sedã se vangloria por seus 562 litros de porta-malas. Já o hatchback se fica um pouco abaixo da média da concorrência (270 litros).


Apesar de não ter a beleza como uma unanimidade, o Toyota Etios oferece uma estrutura que dá ao motorista uma boa visibilidade. Outro ponto positivo foi o resultado do túnel de vento, que acaba refletindo na economia e no baixo ruído ao rodar. Conforme medições da marca japonesa, o coeficiente aerodinâmico do carro é de cx=0.33 no hatchback e cx=0,31 no sedã.


Impressões ao dirigir


1.3 XS (R$ 38.790) – Com uma transmissão bem escalonada, o hatch cumpriu a missão de rodar com agilidade e sem se comprometer com o tráfego da rodovia. Com uma suspensão bem acertada, o carro se demonstrou robusto e rápido às repostas do motorista. A posição do motorista poderia ser melhor se o carro tivesse a regulagem de altura do assento. Tal recurso é quase impossível, uma vez que o macaco fica alojado embaixo do banco.


1.5 XLS (R$ 44.690) – Ágil e bem atencioso às “pisadas” no acelerador, a opção sedã se demonstrou bem menos firme que a hatch, principalmente na hora das manobras mais bruscas. O motor de 96,5 cv, quando abastecido com álcool, manteve em todos os momentos o automóvel a uma velocidade ideal para a estrada (100 a 120 km/h sem ultrapassar 3.000 rpm). Um ponto a se elogiar nas duas versões é o baixo ruído do motor. De acordo com a medição do WebMotors, o hatch fez 55 dB e o sedã 54 dB. Nas duas situações, o carro estava em ponto-motor com a rotação a 3.000 rpm. De acordo com a Toyota, o item ruído ganhou uma atenção especial, tanto é que foi instalado materiais de absorção de som e de isolamento por toda a extensão da carroceria. Realmente, pois durante a apresentação estática notou-se uma peça de isopor aplicada entre o para-lama e a carroceria.


Pontos Fracos


- Acabamento - Os componentes do painel de instrumentos se soltaram com facilidade. O tampão do modelo hatch só é preso por um barbante e o plástico é de baixa qualidade. Os bancos são de espuma dura, com isso, o Etios não conquista estrelas no quesito conforto.


- Ergonomia – Não dá para pagar quase R$ 40 mil em um carro e não poder usar uma regulagem de altura do banco ou do cinto de segurança. Pior ainda é ter de sair do carro para retirar o macaco em baixo do banco.


Pontos Fortes


- Desempenho – Os dois conjuntos souberam oferecer um bom torque em todas as situações (estrada e cidade). Mesmo com o ar-condicionado ligado por quase todo o tempo, os dois se apresentaram aguerridos às retomadas e ultrapassagens.


- Espaço – Se a ergonomia não ajuda, o espaço compensa. Ou seja, espaço suficiente para os ocupantes do banco traseiro e um porta-malas farto na versão sedã.


- Robustez – Com uma suspensão bem firme, o Etios agradará aquele usuário que procura um comportamento semelhante ao do irmão mais rico, o Toyota Corolla. Já o hatch registrou um comportamento bem próximo ao do Sandero.


Para acompanhar a concorrência, a Toyota criou uma versão pé-de-boi do Etios. Por isso, utilizamos no vídeo, publicado anteriormente, os valores de R$ 35 a R$ 45 mil:




_______________________________


O melhor classificado de carros e motos do Brasil tem também a avaliação mais completa. Com a Tabela Fipe / WebMotors você sabe o menor, maior e preço médio do veículo no Brasil e em sua região. Avalie agora mesmo para fazer uma boa compra ou venda do seu carro ou moto.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors