Salão de Detroit 2009: Veja as novidades do 2º dia

O novo Mercedes-Benz Classe E foi apresentado estaticamente e as informações, distribuídas, porém o carro não será exibido em Detroit
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Salão de Detroit 2009: Veja as novidades do 2º dia
Fernando Calmon
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A internet é mais um motivo de dor-de-cabeca para os fabricantes que desejam manter sob sigilo seus lançamentos até o dia da apresentação formal a imprensa. Com frequência vazam fotos e informações que, teoricamente, estariam reservadas para o Dia D. A última “vitima” foi a Daimler que pretendia apresentar o novo Mercedes-Benz Classe E somente no Salão de Genebra, em março próximo.

Como as fotos apareceram na internet semana passada, a empresa alemã arranjou um encontro com a imprensa local e internacional em cima da hora, no sábado à noite, em Detroit, fora do recinto do Cobo Center, um dia antes da abertura do salão aos jornalistas. O novo Classe E foi apresentado estaticamente e as informações, distribuídas, porém o carro não será exibido em Detroit.

O Classe E sempre foi o modelo historicamente mais importante da marca de Stuttgart. Nos últimos quatro anos, o Classe C o ultrapassou em nível mundial por circunstancias de mercado e por ser mais barato. O estilo do modelo 2010, que só estará à venda no segundo trimestre, sofreu uma grande evolução a começar pela grade e a substituição dos tradicionais pares de faróis ovais por outros de linhas angulares, sem ousar em demasia.

Linha de cintura ascendente também impõe um toque de esportividade. Os arcos de rodas tem inspiração nos emblemáticos Mercedes-Benz Ponton produzidos entre 1953 e 1962. A traseira e o desenho das lanternas são conservadoras, porem suficientemente distanciadas da versão atual para torná-lo inconfundível.

O interior se destaca pelo painel envolvente, iluminação diferenciada e um quadro de instrumentos de alta tecnologia. Entre os novos equipamentos de segurança, todos de serie, destacam-se o sistema de alerta contra sonolência do motorista e faróis que automaticamente iluminam melhor o caminho na medida em que mudam as condições de dirigibilidade curvas e velocidade como parâmetros principais.
Uma das estréias mundiais aqui foi o Jaguar XFR 2010, versão de briga do XF. Embora a marca hoje pertença à indiana Tata, seu desenvolvimento ocorreu na gestão da Ford que, para muitos, liquidou com as tradições da marca inglesa ao lançar versões mais baratas com tração dianteira e até uma station wagon.
O XFR, claro, tem tração traseira e um motor V8 de 5 litros e 510 cv com compressor volumétrico. Aceleração de 0 a 100 km/h, segundo a fábrica: ótimos 4,7 s. Essa versão esportiva recebeu uma grade revisada, rodas de aro 20”, os tradicionais apêndices aerodinâmicos e escapamentos com quatro saídas.

Neste segundo dia reservado à imprensa, as chinesas BYD e Brilliance marcaram suas entrevistas coletivas. A primeira continua a apostar nas baterias elétricas de baixo custo e boa autonomia, mas não dispõe de capital suficiente para acelerar o desenvolvimento. A empresa esteve no noticiário recente quando o mega investidor americano Warren Buffett comprou 10% das ações da BYD por US$ 230 milhões. A BYD espera lançar em 2011 um hibrido com recarga em tomada elétrica, o F6DM, e um carro elétrico puro a bateria, batizado de E6.

Por sua vez a Brilliance ainda não tem nenhum modelo que possa ser comercializado nos mercados desenvolvidos por razoes de segurança e ambientais. Ainda assim mostrou um sedã esportivo que se inspirou em linhas originalmente desenhadas e especialmente encomendas ao estúdio italiano Italdesign, de Giorgetto Giugiaro.

Esta edição do Salão de Detroit está com a tônica voltada aos veículos híbridos e puramente elétricos. Ainda não se sabe como todos os problemas de custos, autonomia, peso e densidade energética serão solucionados, mas ninguém deseja ficar para trás nessa corrida. Por isso, o presidente mundial da GM anunciou na manha de segunda-feira que montará um polo construtor exclusivo de baterias no estado de Michigan, onde se situa Detroit e muitas das fabricas dos chamados Três Grandes americanos.

Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

Gosta de esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Aston Martin

Porsche

Ferrari

Lamborghini

Leia também:

Porsche Targa completa renovação do 911

FortuneSport Rt.S e Rt.R, as estrelas de uma nova marca

Maybach Exelero está à venda por € 5 milhões

D&H Falen, demônio escocês de 800 cv

Nissan Tiida SL

Lobini H1

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors