Salão de Genebra 2008 está repleto de novidades

Acompanhe o que vem por aí no setor automotivo. O colunista Fernando Calmon conta com exclusividade o que aconteceu no segundo dia
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Fernando Calmon
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Genebra - O segundo dia reservado à imprensa no Salão de Genebra é morno, como sempre. Hoje, com os pavilhões abertos também a convidados VIP, ocorreram apenas 16 apresentações todas secundárias, contrastando com o verdadeiro rali do primeiro dia e seus 36 discursos, das 8h às 18h. Cada fábrica ganhou apenas 15 minutos para executivos descreverem as novidades, quer fosse um Rolls-Royce ou a marca chinesa BYD, estreante em Genebra.

Os organizadores da empresa Palexpo não têm do que se queixar. São 260 expositores, representando 1.000 marcas de 30 países que locaram 77.550 m², embora houvesse demanda sem atendimento por falta de espaço para mais 8.000 m².

Este é o salão mais amigável para cobertura jornalística. A sala de imprensa rivaliza com a de Detroit e atende cerca de 400 jornalistas simultaneamente com muitos computadores, mas sem telefones livres. Os estandes nos pavilhões são menores e mais próximos. Todos são sinalizados a partir de grandes placas padronizadas que pendem do teto e permitem fácil localização de qualquer marca.

Novamente, não ha distinção se um fabricante é mais ou menos importante. E estandes na parte central não podem se construídos em dois planos, o que atrapalharia a visão panorâmica e os deslocamentos rápidos.

Entre as novidades que interessam diretamente ao Brasil, um dos destaques é o novo Mercedes-Benz CLC. Trata-se do substituto do Sports Coupé, cuja única fabrica no mundo se localiza em Juiz de Fora MG, onde antes se produziu o Classe A. Voltado basicamente para exportação, há poucas modificações mecânicas, o estilo é uma evolução do anterior e a filial brasileira deve oferecê-lo para venda no país.

O novo conversível 300 SL segue a mesma estratégia: mantém vínculos com a carroceria anterior, atualizando exterior e interior.

A Opel exibiu uma visão do que será o futuro Meriva – versão alemã atual só se diferencia em detalhes do modelo brasileiro. As linhas bastante ousadas devem mudar pouco até a chegada do modelo definitivo em 2009, na Europa.

Muito interessante é o sistema FlexDoors. As portas traseiras abrem em sentido contrário ao das dianteiras, mantendo a coluna central. A vantagem está na facilidade de acesso, com ângulo de abertura de 90º e generosa altura livre. Há mecanismo adicional de segurança para evitar a abertura imprevista das duas portas de trás.

A Dacia, subsidiária romena da Renault, apresentou o Sandero como sua grande novidade para venda imediata na Europa. Mas, no estande, não estava exposta a picape derivada do Logan que havia sido anunciada pouco antes da abertura do salão.

Quase duas dezenas de fabricantes e de estúdios de estilo e de personalização de veículos especiais fizeram a festa aqui. Só para citar algumas, mais e menos conhecidas: Parotech, Sbarro, Zenz, Fioravanti, Zagato, Pininfarina, Pagani, Lotus, Spyker, Fisker, Koenigsegg, Morgan, Sportec, Fornasari, Techart, Bitter, Wiesmann, Lumeneo, Lorinser, Fab-Design, Lester, Startech e as minúsculas marcas suíças Monteverdi e Rinspeed/Mansory.

Particularmente atrativas são as marcas italianas de carros esporte. O Maserati GranTurismo S tem motor de 440 cv 35 cv a mais e discos de freios Brembo com a parte interna junto às rodas de alumínio e externa em contato com as pastilhas de ferro fundido, semelhante ao já utilizado por BMW e Audi este só no R8.

O Lamborghini Gallardo LP560-4 entrega mais 30 cv, além de mudanças mecânicas transmissão 4x4, suspensões e aerodinâmicas. A exemplo do Porsche 911 Turbo, acelera mais rápido 0 a 100 km/h em 3,7 s com câmbio automático do que com manual e vai agora a 325 km/h de velocidade máxima.

Uma curiosidade: a briga familiar dentro do estúdio italiano Bertone de longa tradição, hoje em situação pré-falimentar. A chairman Lilli Bertone, esposa do falecido fundador Nucio Bertone, desentendeu-se com a filha Marie-Jeanne e cancelou a exibição do modelo conceitual B.A.T. 11 no salão. Marie-Jeanne decidiu exibir o carro em outro local, em Genebra mesmo.

Entrevista

Gilles Michel, principal executivo da marca Citröen no mundo, tem planos ambiciosos para a nova linha C5, que inclui um sedã e a versão station exibida em Genebra como première mundial. O lançamento para imprensa está ocorrendo em Portugal ao longo de três semanas. O modelo médio-grande vai oferecer pela primeira vez, além da suspensão hidropneumática especialização da marca e já na terceira geração, batizada de Hydractive 3 Plus, uma suspensão metálica convencional.

“Nossa intenção é tornar disponível uma opção para quem deseja sobrevalorizar o desempenho ao conforto. Tanto que a suspensão utiliza os mesmo elementos do nosso modelo topo de linha, o C6. Sabemos que, na faixa de preço do C5, a maioria dos usuários aqui na Europa é de executivos e diretores por meio de operações de leasing promovidas pelas empresas. Trata-se de um público muito exigente, particularmente na Alemanha”, destacou.

Para o Brasil, no entanto, só será exportada a versão mais completa. Assim, não será possível escolher a suspensão com molas helicoidais e amortecedores telescópicos, mais barata, que na Europa respondera por 40% das unidades vendidas. Mas a station poderá vir, se houver procura.

“Investimos bastante em elevar os padrões de qualidade, em um trabalho longo que envolveu toda a cadeia de fornecedores e até os conceitos nas linhas de montagem. A estratégia incluiu manter as linhas típicas de um Citroën, sem se afastar da escola francesa moderna de estilo.”

Michel tem como referência os carros premium alemães, mas foi prudente : “Não nos afastamos do objetivo de melhor relação preço-desempenho. Sabemos que há um forte concorrência, mas acreditamos que temos um produto muito moderno e de qualidade para enfrentar os mercados de muitos países’, concluiu.



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