Salão do Automóvel: Mundo de esportivos voltados às ruas

Fizemos o “sacrifício” de separar para você o que há de mais potente para a sua garagem. Escolha com calma
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Salão do Automóvel: Mundo de esportivos voltados às ruas
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Motorzão para as ruas as vezes não tem tanta graça, afinal, sempre há um “pica-pau” em forma de radar ou semáforos para atrapalhar. Lógico que andar dentro das normas é seguro, ecológico e correto. Agora o que fazer com um carro com mais de 300 cv em um congestionamento. Apesar da contradição, o Salão do Automóvel está recheado de esportivos. O público alvo, compradores dos sonhados, admirados e endiabrados, é composto por compradores que utilizam os modelos nos fim de semana ou em autódromos particulares.

A BMW trouxe para São Paulo o M3 Cabrio, um esportivo conversível elaborado na plataforma do Série 1. A letra “M” indica que o carro compacto tem fôlego para encarar qualquer desafio. Sob o capô há o tradicional V8 de 4,0 litros de 420 cv de potência máxima. Um foguete para arrancar os cabelos.

A compatriota da marca bávara não ficou para trás. Rebateu modelos AMG. Destaque para o SL 63 IWC assinatura dos relógios suíços “Grosser Ingenieur” com motor V8 de 525 cv e torque de 630 Nm 64,3 kgm. De acordo com a Mercedes, o modelo chega aos 300 km/h de velocidade máxima.

Outro carro que está lá e que já foi testado pelo WebMotors é o C 63 AMG na versão sedã. O esportivo tem suspensão esportiva, transmissão Speedshift Plus 7G-Tronic e rodas de aro 18”. O carro tem um V8 de 457 cv de potência a 6.800 rpm e 600 Nm 61,2 kgm de torque a 5.000 rpm.

Um dos modelos mais esperados do Salão do Automóvel foi o Nissan GT-R. Famoso por ter conquistado, primeiramente, as telas dos games, o carro ganhou vida real este ano no Japão e veio a São Paulo. Para chegar aos 100 km/h o GT-R demora apenas 3,5 s. Isso só é possível graças ao V6 de 3,8 litros que produz 480 cv de potência máxima a 6.400 rpm.

Outra japonesa que trouxe um modelo para quebrar tudo foi a Subaru. O tradicional Impreza WRX STI está lá para esbanjar 310 cv de potência máxima arrancados de um motor Boxer de 2,5 litros sobrealimentado por turbina.

Ir ao Salão para ver esportivo e não passar no estande da Porsche é uma mancada. Apesar de não mostrar nada tão quente, a marca alemã mostra pela primeira vez aos brasileiros os novos 911 Carrera S, Carrera 4S Cabriolet e Targa 4S. A linha 911 utiliza um seis cilindros Boxer de 3,8 litros com 385 cv de potência máxima. Já o 911 Turbo usa um seis cilindros Boxer de 3,6 litros com 480 cv.

Ao lado do estande da Porsche está a Jaguar com o XKR. Visual arrojado e pinta de comedor de asfalto, o carro tem um V8 de 4,2 litros com 416 cv de potência máxima e 411 Nm de torque. De acordo com o fabricante, o esportivo chega aos 250 km/h limitados eletronicamente e acelera aos 100 km/h em apenas 6,5 s.

A Ferrari e a Maserati estão juntas no Salão de São Paulo. Um dos destaques da marca italiana é a F430 que foi projetada pelo estúdio Pininfarina, sob a supervisão de Frank Stephenson, responsável pelo design na Ferrari. O motor V8 de 4,3 litros tem 490 cv e um torque de 47,4 kgm.

Já a Ferrari 599 GTB Fiorano mostra um motor V12 de 6 litros aplicado em um cupê de 620 cv a 7.600 rpm. Com um chassi desenvolvido em alumínio, o carro consegue ter uma relação peso-potência de 2,6 kg/cv, mesmo pesando 1.690 kg. Também chama a atenção a Ferrari 612 Scaglietti equipada com um V12 que desenvolve potência máxima de 540 cv a 7.250 rpm e torque de 60 kgm a 5.250 rpm. O carro alcança velocidade máxima de 315 km/h e sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 4,2 s.

Próximo a entrada principal o visitante encontra os carros mais caros e potentes do Salão do Automóvel. Todos os modelos são importados pela empresa Platinuss. No portfólio dela estão: Lamborghini, Lotus e Pagani. O Murciélago LP640 está exposto na versão fechada e conversível. O motor é um V12 de 6,4 litros com 640 cv de potência máxima a 8.000 rpm. Outro modelo presente é o Gallardo Spyder equipado com motor V10 de 520 cv de potência.

O mesmo representante mostra quatro modelos da marca Lotus: Elise SC 4-cilindros com supercharger de 240 cv e 909 kg, Elise 4-cilindros de 202 cv e 899 kg, Exige S 4-cilindros com supercharger de 240 cv e 942 kg, Exige S 240 4-cilindros com supercharger de 260 cv e 942 kg e o Exige Club Racer 4-cilindros com supercharger de 240 cv e 942 kg. O ponto forte destes modelos é a relação peso-potência.

Como o melhor é sempre no começo, no mesmo estande destas raridades da velocidade está o Pagani Zonda Roadster, o carro mais caro do Salão.

Gosta de esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Porsche Cayman

Porsche Boxster

Porsche 911

Ferrari

Lamborghini

Ford Mustang

Chevrolet Corvette

Chevrolet Camaro

Pontiac Firebird

Leia também:

Secma F16, com 2,75 m de comprimento, vai a 100 km/h em 5,9 s

Harmon Splinter revela suas formas definitivas

eRUF, o Porsche 911 elétrico da RUF

Aston Martin One-77: saem novas informações e fotos do supercarro

GTbyCitroën, do mundo dos videogames para o Salão de Paris

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors