Saturn Sky

Um dos oponentes da GM ao Mazda MX-5 Miata chega ao Brasil por importação independente
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Em 1989, a Mazda fez sair pela primeira vez de suas linhas de produção o MX-5 Miata, um carro que fermentou na cabeça de um jornalista especializado, Bob Hall, que sabia o que quem ama automóveis andava procurando: um carrinho simples, barato, sem frescura, mas com tração traseira, suspensão independente nas quatro rodas e disposição para fazer curvas. Carro para dirigir, ponto final. E sem capota, ou melhor, com uma removível, um roadster. A jogada foi um sucesso e o MX-5 Miata se tornou o carro esporte mais vendido do mundo. Anos depois, a GM resolveu seguir a receita, mas não botou muita fé nela, criando o Pontiac Solstice. Foi obrigada a dobrar a produção e o carrinho, agora, tem ágio nos EUA. Sobre a mesma plataforma mecânica também é produzido o Saturn Sky, modelo que está sendo importado ao Brasil pela Forest Trade de maneira independente.

O Saturn Sky é tão parecido com o Solstice que mudam apenas alguns detalhes de acabamento e, é claro, o emblema. O motor, de qualquer forma, é exatamente o mesmo: um 2,4-litro de quatro cilindros, comando variável de válvulas 16 delas, duas para admissão e duas para exaustão em cada cilindro, câmbio Aisin de cinco marchas e engates curtos ou a opção, bem americana, de câmbio automático.

Tudo bem que é um automático de cinco marchas, desses em que é fácil de reduzir a marcha apenas com um pisão mais forte no acelerador, mas seria melhor uma caixa de dupla embreagem, no estilo DSG, da Volkswagen, para ter trocas mais rápidas e borboletas no volante, por exemplo. Ou o manual, mesmo, que não é nada mau.

Para quem acha que 179 cv a 6.600 rpm é pouca coisa existe a opção de um motor 2-litros, mas turbinado, que rende 263 cv a 5.300 rpm e tem torque de 36 kgm de 2.500 a 5.200 rpm. A versão que traz esse motor tem nome bem apropriado: Red Line, ou Linha Vermelha, a do conta-giros, certamente. Isso, lembre-se o leitor, para um carro que pesa apenas 1.356 kg versão manual, com tração traseira e entreeixos curtinho 2,42 m. Em comprimento total, ele é só 20 cm maior que um VW Polo, por exemplo, com 4,09 m, e 10 cm maior que o Solstice, por conta dos pára-choques.

O modelo fotografado, por ser uma unidade nova, não pôde ser avaliado, o que não evitou que soubéssemos o que o carrinho amarelo pode fazer. O editor Luís Felipe Figueiredo teve a oportunidade de avaliar um Solstice na pista de testes da GM em Cruz Alta e relata a experiência na reportagem “Quatro carros, quatro estações” leia aqui. Nem que tivéssemos algumas informações adicionais.

A cabine, por exemplo, é feita para quem ama dirigir. A alavanca do câmbio, a exemplo do que acontece no Mazda, está pouco abaixo do volante, em posição que torna o acesso a ela muito rápido e prático. Com engates curtos, o carrinho lembra um carro de corrida, pelo menos os mais clássicos, que ainda contavam com alavancas, e não com os atuais botões no volante.

Não há muito espaço para carga 153 l, com a capota colocada, e 57 l, com ela arriada e a capacidade de passageiros é de apenas um, o que vai ao lado do motorista. Para retirar a capota, a operação é inteiramente manual, apesar de simples, mais uma prova de que, nesses carros, o conforto é o mínimo indispensável, ainda que eles tragam vidros elétricos, travas, direção hidráulica e outros itens que, em esportivos muito radicais, como o Lotus Elise, são eliminados por uma questão de peso.

Outro motivo para que esses carros façam sucesso no exterior é que são uma relativa pechincha, custando na faixa de US$ 20 mil a US$ 25 mil. No Brasil, os preços são divulgados apenas sob consulta. Como os roadsters têm um caráter de exclusividade, e os impostos são salgados demais, espere por preços na faixa de veículos de alto luxo.

Agradecimentos: Forest Trade www.foresttrade.com.br; telefone: 11 3882-8000


Gosta de roadsters?

Então veja aqui em nossos estoques a melhor oferta para você:

Mazda MX-5 Miata

Pontiac Solstice

Leia também:

Chevrolet Corvette Z06

Chevrolet SSR

Toyota FJ Cruiser

SEGREDO! – Nissan Skyline GT-R

Honda Civic Si

________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se naAgenda do Carro!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors