SEGREDO - Dacia Duster tem parentesco com Nissan Qashqai

Produção do utilitário no Brasil tende a trazer também o modelo da marca japonesa ao mercado nacional
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. SEGREDO - Dacia Duster tem parentesco com Nissan Qashqai
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- No dia 2 deste mês trouxemos a vocês as primeiras imagens do Dacia Duster, o carro que, no Brasil, levará emblema Renault e será o primeiro concorrente capaz de enfrentar o Ford EcoSport. Ainda não se sabe se Duster será mesmo seu nome definitivo. Pelo menos era assim que o conceito que a Dacia apresentou em Genebra era chamado. Em termos de desenho o H79, nome de desenvolvimento do carro, terá bem pouco em comum com o conceito, como se pode perceber comparando os dois veículos. Ele terá mais a ver com o Qashqai, da Nissan, o que pode ser uma ótima notícia para o consumidor brasileiro.

Ao contrário do Duster conceitual, que tem 4,25 m de comprimento, 1,50 m de altura e 1,64 m de largura, com um entreeixos de 2,80 m, o Qashqai tem 4,32 m de comprimento, 1,61 m de altura e 1,79 m de largura, com um entreeixos de 2,63 m. Como o utilitário de produção em série da Renault se baseará no modelo da Nissan, é justo esperar que ele tenha dimensões muito próximas das dele.

Assim como o Qashqai, o H79 será fabricado sobre a mesma base do Logan e do Sandero, a B0. Aliás, quando o Renault Logan foi lançado no Brasil, já se esperava uma série de outras carrocerias, como perua, picape, hatchback e utilitário. Destas, só o hatch veio ao país, mas com vantagens. O lançamento mundial do Sandero aconteceu por aqui. Bom seria se a estreia do Duster também fosse em terras nacionais, mas ele deve ser oficialmente apresentado na Alemanha, durante o Salão de Frankfurt, em setembro.

O Duster, como já se sabe, terá versões de cinco e de sete lugares, assim como as Nissan Livina e Grand Livina. Coincidência? Nem tanto. Livina e Grand Livina usam a plataforma B, bastante parecida com a B0 do Logan e do Sandero, e vieram ao mercado por conta de a plataforma já existir por aqui. Se a história se repetir, podemos esperar o lançamento do Qashqai no mercado brasileiro pouco depois do Duster ser apresentado por aqui.

Para a versão de produção em série, podemos esperar por motores 1,6-litro e 2-litros. Pode ser que o veículo adote até o motor 1,8-litro de origem Nissan, já flexível em combustível, ainda que a origem mexicana deste motor torne essa possibilidade mais remota. Certo é que a versão europeia do Duster terá tração nas quatro rodas. Tomara que aquele velho discurso de que “isso é caro demais para o Brasil” não afete o novo utilitário pequeno do mercado nacional.

Se você, leitor, conseguir flagrar alguma unidade do Duster ou de qualquer outro segredo no Brasil, não hesite em entrar em contato pelo e-mail editorial@webmotors.com.br e nos enviar as imagens, pelas quais não haverá nenhuma outra remuneração que não o gosto de dividir a novidade com os outros leitores. Não se esqueça de autorizar expressamente a publicação das fotos e também de nos contar a história do flagrante. A comunidade de leitores agradece!

_________________

Twitter
_________________

Gosta de utilitários esportivos pequenos?

Então veja aqui em nossos estoques a melhor oferta para você:

Ford EcoSport

Chevrolet Tracker

Mitsubishi TR4

Kia Sportage

Suzuki Grand Vitara

Hyundai Tucson

Leia também:

SEGREDO - Novo Kia Sportage está quase pronto para estrear

SEGREDO - Renault Mégane Sedan III chega ao Brasil em 2010

SEGREDO – VW Phaeton adotará identidade visual da marca

SEGREDO! - Audi R8 Spider virá com motores V10

SEGREDO - Peugeot 308 RC Z chega em 2010 com mais de 250 cv

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors