SEGREDO! – Dacia Sandero Sedan terá plataforma do Clio

No Brasil, projeto L35 deve conviver com o Logan e ter acabamento mais luxuoso
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. SEGREDO! – Dacia Sandero Sedan terá plataforma do Clio
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Nossas fotos de segredo vêm sempre acompanhadas de textos com informações a respeito dos carros flagrados. De tão confiáveis, normalmente eles só precisam de tradução e da adição de algumas informações, para contextualização. Mas não foi o caso desta reportagem, publicada originalmente no dia 10-06. Um de nossos leitores, atento, matou a charada do projeto L35, que a Renault prepara na Argentina e que deve se situar entre o Logan e o Mégane feito no Brasil.

A informação que a Automedia havia nos passado dava conta de que o modelo usaria a plataforma B0, mas a informação de que dispúnhamos era que a plataforma do L35 seria a mesma do Clio Sedan. Das duas, uma: ou as fotos que a Automedia fez na Romênia se referiam a outro veículo ou alguma informação se perdeu no caminho. A segunda hipótese acabou prevalecendo.

Nosso leitor, que não se identificou senhores, precisamos saber pelo menos os nomes de vocês, apontou que o modelo, apesar de ter dianteira parecida com a do Sandero, era claramente um Clio Sedan reestilizado. Isso explicaria, por exemplo, o balanço dianteiro mais longo que o do Sandero, como a Automedia havia dito que seria.

Outro elemento que mostra claramente que o futuro sedã tem mais proximidade com o Clio Sedan do que com o Sandero é o desenho das portas. A parte superior das portas dianteiras e o corte inferior das traseiras são muito próximos do que o Clio Sedan apresenta.

Por fim, o desenho da traseira passa o recibo: o modelo flagrado na Romênia é realmente o L35 e é baseado no Clio Sedan, que certamente sairá de linha com sua chegada, uma vez que seria industrialmente complicado manter quatro sedãs de segmentos próximos em linha Logan, Clio Sedan, L35 e Mégane.

O primeiro flagra do L35 aconteceu em fevereiro deste ano. Na ocasião, apostamos, erradamente, em uma substituição do Logan. Só que o sedã de bom preço da Renault continuará em linha e deve ganhar uma reestilização leve na Europa em breve..

O L35, ainda sem nome conhecido, será, segundo a Automedia, mais longo que o Logan, com cerca de 4,60 m, contra os 4,23 m do modelo mais barato e os 4,19 m do Clio Sedan. Com esse comprimento, ele seria maior inclusive que o Mégane Sedan, que tem 4,50 m. Pode haver algum exagero na informação.

Se mantivesse o entreeixos do Clio, o novo carro chegaria ao mercado com uma desvantagem enorme, uma vez que o teto baixo, o assoalho alto e o entreeixos curto prejudicam o espaço interno para quem vai atrás, a não ser que os ocupantes sejam crianças pequenas. Entretanto, alongar a plataforma do Clio Sedan parece menos racional que adotar a B0 desde o início.

Parte do mistério deve continuar a nos rondar até a apresentação oficial do carro, prevista para o final do ano. A produção para a Europa e Leste Europeu será na renovada fábrica da Renault em Oyak-Bursa, na Turquia, e deve começar no início do ano que vem. A segunda geração do Logan, por outro lado, está marcada para aparecer apenas em 2012.

Na Europa, o novo sedã será vendido como Dacia, mas pode receber o emblema da Nissan, no México e América Central, e virá ao Brasil e outros países da América do Sul como Renault. Curiosidade: depois que a Renault e a Lada assinaram um acordo de cooperação, o Sandero Sedan será vendido na Rússia como Lada.

Com isso, e dados os rumores de mercado, não seria nem um pouco fora de propósito a criação de uma versão perua do Sandero, como a que já foi proposta pelo polonês Slawomir Zur . Ainda mais considerando o sucesso que o Sandero vem fazendo no mercado brasileiro.

Se você, leitor, tiver respostas para isso, não hesite em entrar em contato pelo e-mail editorial@webmotors.com.br e nos enviar informações e até imagens, pelas quais não haverá nenhuma outra remuneração que não o gosto de dividir a novidade com os outros leitores. Não se esqueça de autorizar expressamente a publicação das fotos e também de nos contar a história detalhadamente.

Texto modificado às 12h do dia


Com Automedia


Então veja as ofertas do segmento da moda no WebMotors:

Ford Fiesta Sedan

Fiat Siena

Renault Logan

Chevrolet Prisma

Renault Clio Sedan

Volkswagen Polo Classic

Chevrolet Classic

Leia também:

SEGREDO! – VW Robust, a picape média da marca alemã

SEGREDO! – Veja o Ford Ka europeu, baseado no Fiat 500

SEGREDO! – BMW Z4 terá capota rígida retrátil

SEGREDO! – Lotus Eagle estreará no Salão de Londres

SEGREDO! – Novo Mercedes-Benz Classe E é flagrado

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors