SEGREDO - Fiat Linea deve ser vendido nos EUA como Dodge Neon

Venda no Brasil do novo Dodge só faria sentido se o carro fosse bem diferente do sedã de origem italiana
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. SEGREDO - Fiat Linea deve ser vendido nos EUA como Dodge Neon
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Com o anúncio da aliança entre Fiat e Chrysler, há toda uma série de questões que despertam a atenção. Como, por exemplo, a Chrysler vai sair da concordata sem investimentos, que a Fiat não tem dinheiro para fazer? A resposta mais óbvia é a criação de novos produtos, modelos de volume grande que a Chrysler ainda não tem e poderá desenvolver com a ajuda da Fiat. Um deles seria o novo Dodge Neon, um carro que, segundo a revista Autocar, a mais antiga do mundo, será incorporado por um velho conhecido dos brasileiros: o Fiat Linea.

Foi com base nessa informação que o designer Theophilus Chin criou o modelo que ilustra estas páginas. A base do Linea é bastante evidente sob o emblema e a grade da Dodge. Considerando o gosto dos norte-americanos por motores com bom torque em baixa, é possível que o “Linea-Neon” use o motor 1,9-litro com outro acerto. O 1,4-litro T-JET teria de ser mais como o 1.4 TSI que equipará o novo VW Gol, ou seja, ter um compressor mecânico para baixas rotações e o turbo para as rotações mais altas. O turbo lag do motor atual certamente condenaria o “Linea-Neon” a uma rejeição nos EUA que a Chrysler não poderia suportar.

A venda deste veículo no Brasil até que poderia acontecer, mas não seria a atitude mais inteligente a não ser que ele fosse muito diferente do Linea. Meras mudanças de emblema chamadas de badge engineering não são bem sucedidas em lugar nenhum do mundo, como mostra a VW Routan. Lançada nos EUA, a minivan Chrysler com emblema alemão vendeu tão pouco que já saiu de linha. Nos EUA, o “Linea-Neon” talvez fizesse sucesso por não haver nenhum Linea naquele mercado. Isso, é lógico, se o carro chegar a um preço competitivo.

No Brasil, o Linea seria um substituto espetacular para o Fiat Siena, mas a marca italiana preferiu apostar que ele ocuparia o lugar do Marea como sedã médio. O problema talvez tenha sido esse: o Linea realmente ocupou o lugar do Marea, inclusive com vendas parecidas.

O maior desafio da marca italiana nos EUA será entregar seus produtos sob a marca Chrysler o mais rápido possível. Fala-se em um prazo de 18 meses, o que deve ser até menor, considerando que a Fiat fez um carro novo inteiro, o Fiat Bravo, exatamente neste prazo.

Se você, leitor, souber de algo a respeito disso ou conseguir flagrar qualquer novidade antes que ela seja oficialmente lançada, não hesite em entrar em contato pelo e-mail editorial@webmotors.com.br e nos enviar as imagens, pelas quais não haverá nenhuma outra remuneração que não o gosto de dividir a novidade com os outros leitores. Não se esqueça de autorizar expressamente a publicação das fotos e também de nos contar a história do flagrante em detalhes. A comunidade de leitores agradece!

_____________________________________

TwitterTwitter
_____________________________________


Gosta de sedãs médios?

Então veja as ofertas do segmento da moda no WebMotors:

Fiat Linea

Honda Civic

Ford Focus Sedan

Chevrolet Vectra

Toyota Corolla

Nissan Sentra

Renault Mégane Sedan

Peugeot 307Sedan

Ford Fusion

Volkswagen Jetta

Volkswagen Bora

Leia também:

SEGREDO - Bajaj ULC deve ser futuro Renault brasileiro

SEGREDO - Imagens do Renault Clio IV vazam na internet

Citroën apresenta na China o novo C-Quatre Sedan

SEGREDO - ZX Auto Grandtiger é flagrada na Fernão Dias

SEGREDO - Nova geração da Opel Zafira aparece na internet

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors