SEGREDO! – Fiat Linea está quase pronto

Previsto para chegar ao mercado brasileiro antes do primeiro semestre, sedã da Fiat é encontrado no centro de São Paulo
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. SEGREDO! – Fiat Linea está quase pronto
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O Fiat Linea está na ponta da agulha para começar a alvoroçar o mercado brasileiro de sedãs médios. Uma das primeiras aparições do automóvel no Brasil ocorreu em 2006, na capital de São Paulo. Quem flagrou o protótipo rodando em plena rodovia dos Bandeirantes foi o leitor Marcello Henrique da Silva. Na ocasião o WebMotors publicou uma das primeiras matérias de SEGREDO! sobre o futuro carro da Fiat.

O provável destino do automóvel quase encaixotado em um formato de Alfa Romeo 156 era a pista de testes da General Motors em Indaiatuba. O local é compartilhado com várias montadoras e a auto-estrada é o principal acesso para o município localizado no interior do Estado.

Mas é na cidade de Betim, grande Belo Horizonte, que os testes de protótipos são mais intensos. Christian Filipe, por exemplo, estava viajando a negócios pelo Estado mineiro quando estacionou em um posto de abastecimento e encontrou o Linea frente a frente.

Ele aproveitou que o piloto de testes foi ao banheiro para passar um belo pente-fino com os olhos no carro. “O painel é mais requintado, ele mescla plástico enrugado com detalhes brilhantes”, contou o leitor.

Por fora o farol bi-focal tem desenho semelhante ao do utilizado pelo Fiat Punto. A diferença é que o conjunto óptico está um pouco abaixo da linha da grade do radiador cromada. Outro item observado friamente pelo paparazzo de carros foram os dizeres do selo fixado ao vidro: “Experimento: Fiat Durata 1.9”. Talvez este seja o nome do novo motor 1,9-litros de 130 cv de que estamos falando há tanto tempo, mas vale lembrar que Durata também é uma palavra usada por engenheiros italianos para testes de durabilidade de motor.

O Fiat Linea será lançado no Brasil com três opções de motores. A primeira é a mesma configuração que equipa o recém-aposentado Marea, o 1,6 litro 16 válvulas. A segunda é a do motor 1,9-litro de 130 cv batizado de Durata, importado da Argentina. Já a terceira versão do Linea terá motor 1,4-litro turbo de 150 cv, o mesmo que é utilizado na Europa.

Outra dica importante é que o câmbio Dualogic, já presente no Fiat Stilo, também estará no Linea. Ou seja, o hatchback com transmissão robotizada está funcionando como um laboratório a céu aberto para a Fiat. Com a novidade incorporada em um modelo com baixo volume de vendas, é mais fácil monitorar as reações mercadológicas e o pós-vendas.

Outra aparição do Fiat Linea ocorreu em pleno centro de São Paulo, próximo à praça do Patriarca. Se o protótipo estava em testes ou não, é de estranhar encontrar um automóvel camuflado de zebra em plena área urbana de extrema movimentação, explica o leitor, João Jorge Nagao Tannure autor da sexta imagem.

Outro disparo mortal ocorreu em Belo Horizonte. Como disse o próprio autor das imagens, Fhelipe Ribeiro, que também nos ajudou com as fotos da Palio Adventure, “o motorista do Grande Punto não foi muito amigável”. “Mas consegui persegui-lo por um bom tempo e tirei muitas fotos. Todas que tirei estão aí, mesmo as que acredito não terem ficado com uma qualidade razoável...”

O Fiat Linea já foi lançado na Europa Oriental. Ele tem 2,60 m de entreeixos, 4,56 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,5 m de altura. No porta-malas, como é tradição da Fiat, cabem 500 l de bagagem.

Se você, leitor, conseguir flagrar qualquer novidade antes que ela seja oficialmente lançada, não hesite em entrar em contato pelo e-mail editorial@webmotors.com.br e nos enviar as imagens, pelas quais não haverá nenhuma outra remuneração que não o gosto de dividir a novidade com os outros leitores. Não se esqueça de autorizar expressamente a publicação das fotos e também de nos contar a história do flagrante em detalhes. A comunidade de leitores agradece!

Texto modificado em 18-03-08


Gosta de sedãs médios?

Então veja abaixo as melhores ofertas dos veículos deste segmento:

Chevrolet Vectra

Toyota Corolla

Volkswagen Jetta

Volkswagen Polo

Renault Logan

Leia todos os SEGREDO! do Fiat Linea:

SEGREDO! – Suzuki volta ao Brasil em 2009

SEGREDO! – VW Jetta Variant é flagrada em testes no Brasil

SEGREDO! - Citroën C4 5-portas

SEGREDO! – Toyota Yaris

SEGREDO! – Peugeot 206 Sedan será lançado em breve

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors