SEGREDO! - Novo Palio terá versão esportiva duas-portas

Modelo é flagrado em Betim, MG por leitor. Nova linha estará à venda em março
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. SEGREDO! - Novo Palio terá versão esportiva duas-portas
Fernando Calmon
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Precisar, talvez não precisasse, mas a Fiat resolveu apelar para o bisturi e apresentar o que se denomina internamente de quarta geração do Palio. Lançado em abril de 1996, a segunda geração é de setembro de 2000 e a terceira, de novembro de 2003.
Passaram-se menos de quatro anos – o novo Palio estará à venda na primeira quinzena de março –, o que foge aos padrões convencionais no Brasil e mesmo na Europa. O novo Fiesta, por exemplo, que acaba de chegar às lojas, levou quase cinco anos para receber os primeiro retoques.

A primeira geração foi desenhada pelo estúdio italiano Idea e as duas gerações seguintes receberam os retoques de Giorgeto Giugiaro. Agora chegou a vez do Centro de Desenvolvimento e Estilo de Betim, MG.

É possível antecipar a expectativa com relação à aparência final do carro olhando o modelo sedã chinês, chamado de Perla veja a reportagem sobre ele aqui. Comparando as fotos de segredo e de divulgação do Perla, nota-se os mesmos vincos no capô e a mesma grade dianteira, de três aletas paralelas, assim como os faróis de milha e sua moldura, idênticas nos dois veículos.

Por enquanto, virá apenas o Palio, que mudou a frente, os arcos de rodas, os vincos laterais da carroceria e até a traseira. O modelo antigo conviverá com o novo como versão Fire. Nada radical, mas será a maior evolução nas suas linhas nestes 11 anos. Os carros de pré-produção circularam pela Grande Belo Horizonte e outras regiões do país, desde meados do ano passado, sempre com o tradicional disfarce de pintura zebrada.

As primeiras informações davam conta de que as vendas se iniciariam logo depois de sua exibição no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro último. A Fiat, de forma reservada e não-oficial, alegava que houve demora por parte de alguns fornecedores e que o carro não estaria ainda pronto para entrar em produção.

Outra versão indica que as notícias vazaram na imprensa e o ritmo de comercialização do modelo atual caiu além do que estava programado, levando ao atraso. Tanto que, apesar do forte aquecimento das vendas no mercado brasileiro como um todo no último trimestre de 2006, a Fiat desenvolveu uma forte ação junto às locadoras para desovar os estoques finais do Palio. Como o mercado interno continua bastante aquecido neste começo de ano e – tudo indica – se manterá assim nos próximos meses, é possível que até ocorra uma momentânea escassez de algumas versões do Palio no fim de fevereiro. Afinal, a carroceria antiga continuará em produção por tempo indeterminado, mas tem que dividir espaço na linha de montagem.

Uma das novidades do novo Palio é que existirá também a versão esportiva de duas portas, flagrada pelo leitor Henrique Mendonça, em Belo Horizonte, MG, conforme as fotos revelam. As rodas de 15 polegadas são novas, assim como o vistoso defletor sobre o teto não se trata de aerofólio. Até o momento o 1.8R dispõe apenas de quatro portas, o que deixa a desejar para uma imagem esportiva, mas era exigência dos compradores brasileiros. Este modelo também deve estrear o motor Fiat de 1,9 litro, fabricado na Argentina, que vai substituir o atual de 1,8 litro de origem GM. O novo motor também estará no Grande Punto, no início do segundo semestre, e deve ser estendido aos demais integrantes da família Palio.

O Siena e a perua Palio Weekend com as mesmas mudanças estilísticas só serão lançados no fim do primeiro semestre e a picape Strada, no segundo semestre. Quem viu aprovou as novas lanternas traseiras da perua. As atuais, definitivamente, não agradaram – um dos poucos deslizes do mestre Giugiaro em sua carreira vitoriosa. Mesmo os gênios do desenho podem sofrer lampejos de fraqueza...

Colaborou Gustavo Henrique Ruffo


Em busca de um Fiat Palio?

Encontre-o aqui no WebMotors e compare-o aos concorrentes:

Fiat Palio

Chevrolet Corsa

Ford Fiesta

Peugeot 206

Renault Clio

Volkswagen Gol

Leia também:

SEGREDO! – O Logan brasileiro

SEGREDO! – Novo Corolla

SEGREDO! - Logan Estate

SEGREDO! - Fiat e Tata juntas na Argentina

SEGREDO! - Fiat Linea no Brasil
________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors