SEGREDO – Toyota FJ Cruiser é flagrado em Guarulhos

Descendente do Bandeirante, trazido ao Brasil só de forma independente, pode ser importado pela própria marca japonesa
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. SEGREDO – Toyota FJ Cruiser é flagrado em Guarulhos
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Em agosto de 2006, avaliamos com exclusividade o Toyota FJ Cruiser importado de maneira independente pela Forest Trade. Na época, chamamos a atenção para o fato de a importação oficial poder transformá-lo em uma opção acessível no segmento. Eis que, agora, o carro tem sido visto na fábrica, com placas de teste, verdes. Justamente em um momento em que sua saída de linha foi cogitada nos EUA. A Toyota afirma que vai mantê-lo em linha. De todo modo, a necessidade de vendê-lo em mais mercados é evidente. E, no Brasil, este herdeiro moderno do Bandeirante faria o maior sucesso se chegasse por valor inferior aos R$ 200 mil pelos quais era vendido. E não é que o leitor Roberto Catai Júnior conseguiu flagrá-lo no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos?

“Moro em Guarulhos e trabalho no aeroporto. No domingo passado, vi esse jipe da Toyota com placa verde e gostaria de saber qual o modelo”, disse Catai. Já esclarecemos o caso no começo deste texto, mas vamos falar um pouco mais do modelo.O que impressiona no utilitário esporte é seu porte imponente. Ele aparenta ser muito alto, mas tem apenas 1,82 m de altura. Isso é enaltecido pela construção sobre chassi, a exemplo do carro que o inspirou o Bandeirante, e pelas rodas de liga-leve de aro 17”. Aparentemente, nada muito fora do comum, considerando que muitos carros têm rodas nessa medida, mas nenhum deles, certamente, com pneus 275/70!

A altura livre do solo é de 24 cm. Parece, de novo, bem mais. Esse efeito talvez se deva ao fato de o Toyota ser alto, mas com teto baixo. A cabine, com isso, é mais fina que em veículos deste segmento, lembrando bastante o Hummer H1, mas, novamente, o conforto prevalece, especialmente devido ao entreeixos de 2,69 m, semelhante ao do Renault Mégane. Um dos efeitos desse desenho é a necessidade não de dois, mas de três limpadores de pára-brisa, pequenos e enfileirados para dar conta de tirar a água da superfície estreita de vidro.

A grade com grandes faróis redondos remete ao Land Cruiser imediatamente, mas sem qualquer anacronismo. Interessante é como o carro consegue ter um aspecto anguloso, mas como todos esses ângulos são atenuados por arredondamentos em toda a carroceria. Ele tem, em suma, um jeitão futurista, e não é para menos. Trata-se de um veículo moderno, pensado para ser prático, inteligente e sem frescuras.

O interior, por exemplo, traz bancos laváveis e piso emborrachado, o que também facilita a limpeza do carro por dentro. É o ideal para quem suja os pés de barro na fazenda ou em trilhas e para quem os enche de areia nas praias. Basta um pano úmido ou até água pura para deixar o utilitário como novo. E nada disso remete a um material barato ou pouco convidativo. O carro é confortável, até aconchegante. Por trás disso tudo está um brilhante motor V6 de 4 litros e 242 cv a 5.200 rpm, com comando de válvulas variável VVT-i e 38,4 kgm a 3.700 rpm.

A chegada do smart fortwo prova que carros de estilo diferenciado devem ganhar terreno com força cada vez maior. Com isso, o FJ Cruiser tem espaço para crescer no Brasil, até por ter reais capacidades off-road, com reduzida acionada de modo mecânico, e não ser apenas um “rostinho bonito”, como os crossovers e “off-roads de butique”.

Se você, leitor, conseguir flagrar qualquer novidade antes que ela seja oficialmente lançada, não hesite em entrar em contato pelo e-mail editorial@webmotors.com.br e nos enviar as imagens, pelas quais não haverá nenhuma outra remuneração que não o gosto de dividir a novidade com os outros leitores. Não se esqueça de autorizar expressamente a publicação das fotos e também de nos contar a história do flagrante em detalhes. A comunidade de leitores agradece!

Gosta de fora-de-estrada?

Então veja aqui em nossos estoques algumas das melhores ofertas neste segmento:

Hyundai Santa Fe

Toyota Bandeirante

Toyota Land Cruiser Prado

Ford Ranger

Leia também:

SEGREDO – VW Tiguan, em testes no Brasil, deve ir ao salão

SEGREDO – Nissan Livina circula em testes por São Paulo

SEGREDO! - Fiat Bravo aparece no trânsito de Belo Horizonte

SEGREDO - Fiat confirma Strada Cabine Dupla em catálogo

SEGREDO!-Chevrolet Viva aparecerá no salão como conceito

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors