Spada TS Codatronca, um Corvette italiano e flexível

Novo supercarro atinge 340 km/h e seu motor LS7 pode usar o E85, o álcool dos europeus e americanos
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Gustavo Ruffo
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- Primeiro, ele apareceu como o Codatronca, o primeiro carro-conceito da Spadaconcept. Agora, a empresa anuncia oficialmente seu primeiro modelo de série, o Spada TS Codatronca. A estréia está marcada para o Top Marques Monaco, o salão de automóveis mais exclusivo do mundo, que acontece em 24 de abril deste ano.

Criada no final de 2006, a Spadaconcept é resultado de uma parceria entre Domiziano Boschi, ex-consultor da McKinsey e fundador de uma companhia aérea na região de Turim, na Itália, a Gandalf Airlines, Ercole Spada, criador de carros como o Fiat Tipo e o Aston Martin DB4 GT Zagato, Paolo Spada, filho de Ercole, e Wojtek Sokolowski.

O Spada TS Codatronca “traseira cortada”, em italiano levou pouco tempo para deixar a categoria de mero conceito para entrar na de carro de produção em série: três meses de testes, apenas. O que talvez explique essa rapidez é o fato de o supercarro italiano ser baseado em um já existente e bem conhecido, de origem norte-americana, o Chevrolet Corvette.

O motor do carro, que pesa 1.400 kg, é o LS7, o mesmo V8 de 7 litros que equipa o Z06, devidamente adaptado para o que a Spadaconcept espera de seu modelo, inclusive ambientalmente. Ele rende 600 cv e, segundo a SpadaVettureSport, ou SVS, empresa que comercializará o Codatronca, permite que ele atinja 340 km/h. Além disso, o carro é flexível em combustível, podendo usar gasolina ou E85, o etanol misturado com 15% de gasolina que europeus e americanos usam para evitar o tanquinho de partida pela manhã.

A explicação para o melhor desempenho, além do E85, é a melhor aerodinâmica e relações de marcha e diferencial diferentes. As suspensões também foram modificadas. Na dianteira e na traseira ela funciona com braços triangulares sobrepostos.

Além da versão TS, o Codatronca terá pelo menos mais uma, a TSS Turismo Super Sportivo, que deve ser lançada até o final deste ano. Quando o carro-conceito foi mostrado pela primeira vez, esperava-se que o LS7, com a ajuda de dois compressores mecânicos Italtecnica C38 Rotrex e dois intercoolers, pudesse chegar aos 700 cv. A máxima chegaria aos 355 km/h e o 0 a 100 km/h, capaz de dar tontura nos desavisados: meros 2,7 s. Isso pode ficar ainda melhor, considerando o uso do E85.

Uma outra versão mencionada na apresentação do Codatronca de conceito foi a TSV Turismo Sportivo Veloce. Seu motor também seria aspirado, mas ele seria mais rápido por usar um câmbio mais curto na quinta e na sexta marchas, o mesmo do TSS. Como não foi mencionado no informativo da empresa, é capaz de ele ter saído dos planos da empresa. A confirmar.

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