Tata cria a Kombi do Nano, a Magic Iris

Vanzinha com motor a diesel com mesma plataforma do Nano quer tirar triciclos de circulação na Índia
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Tata cria a Kombi do Nano, a Magic Iris
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Carros criados para o povo costumam dar origem a vans também voltadas ao transporte popular. O VW Fusca, por exemplo, deu origem à Kombi, um carro notável até hoje, já que é o único capaz de transportar seu próprio peso em carga. Não sabemos se a Tata Magic Iris é capaz da mesma coisa, mas ela também divide sua plataforma com um modelo popular, o Tata Nano, o carro mais barato do mundo.

Equipada com motor traseiro a diesel de 611 cm³ de pouco mais de 11 cv e um tanque de apenas 10 l, a vanzinha atinge a máxima de 55 km/h e é voltada, segunda a empresa, ao transporte de passageiros.

O objetivo da Tata é combater os veículos de três rodas, os famosos ciclo-riquixás ou simplesmente riquixás, que funcionam como táxis nas cidades indianas. Por tabela, a Tata ataca a Bajaj, empresa que pretende ameaçar o reinado do Nano com o ULC, carrinho barato que ela desenvolve em parceria com a Renault.

O discurso da Tata é que a Magic Iris permitirá o transporte de até quatro passageiros excluindo o motorista, o que a torna um veículo para cinco passageiros com a segurança de um automóvel. O motor, apesar de fraquinho, torna a Magic Iris mais veloz do que qualquer riquixá, o que a fará ser mais lucrativa, por permitir mais viagens.

As quatro rodas podem ser de aro 10” ou 12”, pequenas como as de um scooter, mas a empresa indiana reforça o fato de a Magic Iris ter teto de aço e faróis. Como qualquer carro, mas vale lembrar que a Tata quer evidenciar as vantagens de sua mini-Kombi.

Ainda não se sabe quando a Kombi do Nano começa a ser vendida ou se ela será exportada, mas, considerando o sucesso da Asia Towner no Brasil, não seria de duvidar que a vanzinha encontre espaço em outros mercados. Especialmente se ela custar o mesmo que o Nano, ou seja, pouco menos de R$ 5.000, na Índia.

_________________

Twitter
_________________

Gosta de urbaninos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

smart fortwo

Fiat Cinquecento

Ford Ka

Mini

Daihatsu Cuore

Hyundai Atos

Leia também:

Toyota apresenta o Etios no Salão de Nova Déli

Honda mostra New Small Concept no Salão de Nova Déli

SEGREDO - Toyota Etios aparece antes do Salão de Nova Déli

SEGREDO - Projeto 327, o novo Uno, é revelado em projeção

SEGREDO - Mercedes-Benz Classe C receberá reestilização leve

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors