Toyota Etios 2017 evolui estrategicamente

Motor e câmbio são atualizados e visual fica menos questionável
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Toyota Etios 2017 evolui estrategicamente
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Mogi das Cruzes (SP) A Toyota apresentou na tarde desta terça-feira (19), em Mogi das Cruzes (SP), a linha 2017 da família Etios. Além de melhorias internas focadas em design e tecnologia, como nova central multimídia e painel de instrumentos com instrumentos digitais – mas ainda centralizado –, as configurações hatch e sedã passam a contar com motores 1.3 e 1.5 – ambos bicombustíveis – com maior torque e potência e inéditas transmissões manual de seis ou automática de quatro marchas. O visual, no entanto, continua o mesmo – o que não é bom...

Os preços das opções hatch partem de R$ 43.990, exatos R$ 2.100 a mais que os modelos 2016. A configuração Cross, com apetrechos visuais off-road, continua sendo ofertada com etiqueta de R$ 57.395. O sedã também teve acréscimo nos preços. A configuração inicial passa a valer R$ 48.495, R$ 2.105 mais que a linha 2016. A novidade para o três-volumes fica para a retirada da opção topo de linha Platinum, fazendo com que a XLS volta a ser a topo de linha.

Por estes valores de entrada, o Etios – sedã e hatch – trazem de séria direção com assistência elétrica, ar-condicionado, espelhos retrovisores externos elétricos, computador de bordo, travas e vidros (dianteiros e traseiros) elétricos, encosto de cabeça e cinto de três pontos para o ocupante central do banco traseiro, isofix, airbag duplo frontal, freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem). Parece que os japoneses entenderam que para o brasileiro o ‘básico’ deixou de ser a mesma coisa que ‘pelado’...

Confira abaixo todas as versões e preços:

Hatch:

Toyota Etios X 1.3 16V Flex Manual – R$ 43.990

Toyota Etios X 1.3 16V Flex Automático - R$ 47.490

Toyota Etios XS 1.5 16V Flex Manual – R$ 48.995

Toyota Etios XS 1.5 16V Flex Automático – R$ 52.495

Toyota Etios XLS 1.5 16V Flex Manual – R$ 53.895

Toyota Etios XLS 1.5 16V Flex Automático – R$ 57.395

Toyota Etios Cross 1.5 16V Flex Manual – R$ 57.395

Toyota Etios Cross 1.5 16V Flex Automático – R$ 60.895

Sedã:

Toyota Etios X 1.5 16V Flex Manual – R$ 48.495

Toyota Etios X 1.5 16V Flex Automático – R$ 51.995

Toyota Etios XS 1.5 16V Flex Manual – R$ 51.695

Toyota Etios XS 1.5 16V Flex Automático – R$ 55.195

Toyota Etios XLS 1.5 16V Flex Manual – R$ 56.795

Toyota Etios XLS 1.5 16V Flex Automático – R$ 60.295

 Img 0175
Legenda: Img 0175

Sem sombra de dúvidas, as principais atrações dos irmãos Etios são as novas transmissões manual de seis marchas e automática de quatro, que substituem o câmbio manual de cinco velocidades. As duas estão disponíveis tanto para o motor 1.5 16V quanto para o 1.3 16V. A caixa manual é produzida no Brasil, enquanto a automática ainda é importada por ter elevado custo de produção local.

Os motores continuam os mesmos, mas peças renovadas e novos materiais – além da adoção de mais tecnologia – os tornaram mais fortes e potentes. A partir de agora ambos contam com sistema Dual VVTi de abertura e fechamento das válvulas, igual ao adotado nos motores do Corolla. O cabeçote em alumínio – assim como o bloco – é novo e os pistões foram redesenhados. Destaque ainda para a tecnologia de partida a frio (despensa a necessidade do famoso tanquinho). A taxa de compressão passou de 12,1:1 para 13,1:1.

O propulsor 1.3 16V passou de 90 cv para 98 cv – ambos a 5.600 rpm -, quando abastecido com etanol. O torque também cresceu levemente de 12,8 kgf.m para 13,1 kgf.m. A diferença é que antes a força máxima aparecia a 3.100 giros e agora a somente 4.000 rotações.

Já o motor 1.5 16V passou de 96 cv de potência para 107 cv, mantendo a faixa de torque a 5.600 rpm. O torque, por sua vez, teve um incremento interessante, saltando de 13,9 kgf.m para 14,7 kgf.m. Porém, assim como no bloco de 1,3 litro, esta força maior está disponível a 4.000 rotações, enquanto antes era ofertada a 3.100 giros. Lembrando: sempre com álcool no tanque.

98 cv

107 cv

4 marchas

é a nova potência máxima do motor 1.3

é a nova potência máxima do motor 1.5

tem o câmbio automático

De acordo com a Toyota, a direção elétrica foi recalibrada, assim como molas e amortecedores do conjunto de suspensões. Tais refinamentos, porém, serão analisadas somente após a WM1 acelerar os modelos fabricados em Sorocaba, interior de São Paulo. Fiquem ligados...

Melhorou...

Tecnicamente, o Etios sempre foi muito elogiado. As principais críticas sempre recaíram sobre seu visual, tanto interno quanto externo. Por fora, a Toyota não mexeu em nada. Por dentro, no entanto, as coisas melhoraram – e bem! E o principal responsável por isso é o novo painel de instrumentos. A posição continua centralizada, apesar de estar um pouco mais perto do motorista, mas seu grafismo mudou completamente, e agora é todo em TFT. E o fato de estar maior, as informações são transmitidas ao motorista com muito mais clareza.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors