Toyota FT-HS Concept

Modelo mostra a concepção da marca para o esportivo do século XXI
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Toyota FT-HS Concept
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Será apresentado no centenário Salão de Detroit, que será aberto à imprensa no próximo dia 7, o Toyota FT-HS Concept. Segundo a marca, essa é sua concepção de como será o esportivo do século XXI: rápido, bonito, aerodinâmico, tecnológico e ecologicamente correto. Para isto, a receita da marca é a utilização de um trem de força híbrido, com o uso de gasolina e eletricidade.

A questão do peso, piorado pelas baterias que um sistema híbrido tem de utilizar, parece não ser problema para o FT-HS, que tem um motor V6 de 3,5 litros casado com um propulsor elétrico. Juntos, eles devem render mais de 400 cv e levam o esportivo a 100 km/h, partindo do 0, em cerca de 4 s. Apesar da modernidade da proposta, o carro é um 2+2 com conjunto motor instalado na dianteira. A tração, bem ao gosto dos puristas, é nas rodas de trás.

Para ajudar, de qualquer forma, ele faz uso intenso de fibra de carbono e eliminou a coluna B. Até as rodas, segundo a empresa, são feitas desse material, com pneus 245/35R21 na dianteira e 285/30R21 atrás. Ele também é empregado no teto e nas colunas do FT-HS.

O melhor de tudo é que, se fosse comercializado, o carro teria preço “intermediário”, segundo a fábrica. E esse valor intermediário, se ficasse na casa dos US$ 50 mil, seria, no Brasil, uma verdadeira pechincha. Já imaginou ter um carro de 400 cv por menos pouco mais de R$ 100 mil? Isso é cerca de R$ 10 mil a menos do que o valor cobrado pelo Fiat Stilo Abarth, que tem 167 cv.

O FT-HS tem 4,32 m de comprimento, meros 1,29 de altura e 2,64 de entreeixos. Seu estilo foi concebido para concentrar o mínimo de peso em volta de itens funcionais na dianteira e na traseira do carro, com estudo aerodinâmico para evitar sustentação e perda de contato com o solo em altas velocidades. Um apetrecho especialmente voltado a essa questão é o aerofólio ativo, que se eleva a partir de altas velocidades.

Se o FT-HS será ou não fabricado é detalhe. Tudo indica que a tecnologia híbrida terá alcance limitado e apenas paliativo, enquanto a célula a combustível e o abastecimento com hidrogênio não encontram viabilidade comercial, mas que esse exercício de futurologia é interessante, é!

Gosta de esportivos japoneses?

Então veja aqui anúncios destes veículos, todos presentes no WebMotors:

Mitsubishi Lancer Evolution

Subaru Impreza WRX

Toyota Celica

Nissan 350Z

Nissan 300 ZX

Mazda RX-8

Leia também:

Jaguar C-XF

Opel Corsa OPC

Mitsubishi Prototype X antecipa Lancer Evolution

Rinspeed eXasis

Missão: mais de 400 km/h
________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors