Troller apresenta picape Pantanal nas versões 4x4 e 4x2

Comercializado no primeiro trimestre de 2005 com preços entre 55 à 65 mil reais
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Redação WM1
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- A picape Pantanal, cabine simples, em suas versões 4x4 e 4x2, será a grande novidade da Troller Veículos Especiais na XXIII edição do Salão Internacional do Automóvel, de 21 a 31 de outubro, no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo.

Ao apresentar a picape Pantanal, a Troller objetiva oferecer um veículo de trabalho no qual sobressaem a robustez, a confiabilidade e o baixo custo operacional do equipamento. Para tanto, o conceito de desenvolvimento da Pantanal foi totalmente focado no uso comercial, diferenciando-a de outras picapes presentes no mercado, que enfatizam o uso como carro de passeio.

O projeto da picape Pantanal, cabine simples, 4x4 e 4x2, demandou um investimento da ordem de R$ 32 milhões, direcionados em especial em recursos de engenharia como CAD Computer Aided Design, cálculos estruturais, estudos dinâmicos virtuais e na tecnologia de RTM – Resin Transfer Molding, processo pelo qual a resina poliéster e a fibra de vidro são injetadas em moldes e também na duplicação da planta industrial em Horizonte, no estado do Ceará.

Quanto ao projeto da picape Pantanal, a engenharia do Centro Troller de Desenvolvimento dedicou 28 meses de trabalho. O resultado foi a criação de um veículo robusto, confiável e de tecnologia atualizada.

A picape Troller Pantanal possui carroceria construída em material composto, resina poliéster reforçada com fibra de vidro, montada sobre um chassi de perfil retangular e longarinas retas na parte traseira, o que proporciona facilidade de encarroçamento. A suspensão da picape é formada por eixo rígido com molas helicoidais dianteira e eixo rígido com feixe de molas traseira.

Um dos pontos fortes do veículo é, sem dúvida, a cabine em material composto, por sua durabilidade, facilidade de manutenção e, sobretudo, por sua resistência a impactos sem amassar.

A Troller Veículos Especiais também inovou no próprio processo de laminação do material composto. Em lugar de laminação em molde aberto feita à mão, a montadora já vai iniciar a construção de partes da picape Pantanal pelo processo conhecido por RTM – Resin Transfer Molding, que utiliza molde fechado, no qual a resina de poliéster é injetada em baixa pressão.

As vantagens podem ser resumidas na uniformidade da espessura das partes do veículo, assim como do acabamento nas duas faces da peça.

Outro conjunto de destaque na picape Pantanal é o power train, a começar pelo motor 2.8 litros, Turbo Diesel Intercooler, com potência de 132 cavalos e torque de 34,6 kgf.m. O câmbio é de 5 marchas sincronizadas. Já a caixa de transferência com as posições 4x2, 4x4 normal e 4x4 reduzida, é acionada por alavanca manual.

A Troller inovou também na disposição da alavanca da caixa de marchas, ao introduzi-la no painel, à direita do volante. Assim, o espaço interno é melhor aproveitado.

Quanto às dimensões da Pantanal são de 5.250 mm no comprimento, 1.900 mm na largura e 1.950 mm na altura. A distância entreeixos é de 3.350 mm e o vão livre do solo de 220 mm. A picape permite ângulo de entrada de 45º e ângulo de saída de 26º.

As dimensões internas da caçamba são as maiores da categoria: comprimento de 2.390 mm e largura de 1.480 mm. A capacidade de carga é de 1.100 Kg.

Caso o cliente necessite de uma customização, a carroceria poderá ter até 2.650 mm de comprimento externo e 1.900 mm de largura externa, comprovando sua versatilidade.

O conceito de se criar um veículo robusto e confiável não significa necessariamente ter um produto espartano. Por isso, a Troller procurará oferecer ao usuário uma picape moderna em seu design.

Toda a parte frontal do veículo é aguerrida, com expressiva grade de entrada de ar, com quatro feixes horizontais. A estética da grade foi conciliada com a necessidade de arrefecimento do motor, do intercooler e do sistema de ar condicionado.

Na parte traseira, as lanternas – também redondas e em trio no sentido vertical – estão esteticamente posicionadas.

Diferente das picapes urbanas, no entanto, a Pantanal – de série – traz a direção hidráulica, ventilação forçada, predisposição para som e o banco bipartido 1/3 + 2/3. Sob encomenda, a picape pode ser acrescida de ar condicionado, trio elétrico, entre outros itens de conforto.

A apresentação das picapes Pantanal, cabine simples e em versões 4x4 e 4x2, está sendo feita neste Salão Internacional do Automóvel e a comercialização será iniciada no primeiro trimestre de 2005.

De novembro de 2004 a janeiro 2005, a duplicação da planta industrial da Troller, no município cearense de Horizonte, estará sendo concluída. E paralelamente, a picape Pantanal passará pelo teste real de durabilidade, processo pelo qual o veículo é levado à exaustão por mais de 40 mil quilômetros, em diferentes terrenos, on e off road, ou ainda em pista especializada e preparada na qual é possível precipitar a utilização do veículo em todas as condições extremas.

Com o início da venda da picape Pantanal, no primeiro trimestre de 2005, a Troller já terá sua atual Rede Autorizada, de 25 representantes, preparada para esta nova fase de atendimento.

Quanto aos preços da picape Pantanal, estão previstos para uma faixa de R$ 55 mil a R$ 65 mil, dependendo da configuração desejada pelo cliente.

No segmento 4x4, a Pantanal vai concorrer somente com a Hilux e a S10, únicos modelos com cabine simples e tração integral. Em relação à Hilux, a Pantanal é superior na motorização 132 cavalos x 90 cavalos, adota sistema de diferencial autoblocante, banco bipartido, maior comprimento da caçamba 2.390 mm x 2.160 mm e capacidade do tanque de combustível 80 l x 65 l. Na comparação com a S10, o diferencial autoblocante, maior comprimento da caçamba 2.390 mm x 1.849 mm, capacidade de carga 1.100 kg x 1.065 kg e capacidade do tanque 80 l x 70 l.

Ao considerar a projeção de vendas de picapes 4x4 e 4x2, cabine simples, para 2004, de 5.200 unidades 1.700 – 4x4 e 3.500 – 4x2, e previsão de crescimento do segmento de 10% em 2005, a Troller estima responder por 10% no primeiro ano, ou seja, em torno de 600 unidades.

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