Versão esportiva do Corolla chega em 2021

Toyota confirma configuração GR-S para o Brasil, com acerto de suspensão mais firme e muitos detalhes estéticos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Versão esportiva do Corolla chega em 2021
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Toyota acaba de confirmar que teremos mesmo a versão esportiva do Corolla no Brasil. Depois de especulada em outubro, a GR-S será lançada no mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2021. Será o primeiro modelo produzido no Brasil com o selo Gazoo Racing, a divisão de competição da marca japonesa - que, inclusive, começou a disputar a Stock Car esse ano.

Toyota Corolla Gr S (7)
Versão esportiva do Corolla tem para-choque diferente e conjunto ótico com LEDs
Crédito: Divulgação
toggle button

Só não se anime muito em termos de desempenho com esta versão esportiva do Corolla. Desenvolvido pelas engenharias da Toyota do Brasil e da Argentina, a configuração GR-S tem mais apelo estético do que mecânico - preparo mesmo, só na suspensão.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

E os apliques no design são muitos. O Corolla GR-S será vendido com spoiler exclusivo Gazoo Racing na traseira, capas dos retrovisores e o teto pintados na cor preta metálica, além de para-choques diferentes em relação ao restante da linha do sedã médio. Serão três cores: branco Lunar (perolizado), vermelho Granada (metálico) e preto Eclipse (metálico).

Toyota Corolla Gr S (6)
Spoiler traseiro é exclusivo do Corolla preparado pela Gazoo Racing
Crédito: Divulgação
toggle button

Há ainda saias laterais e rodas de liga leve aro 17" exclusivas. Na frente, LEDs nos faróis, nas luzes diurnas e nas lentes de neblina. Na parte de trás, lanternas também de LED e emblemas que identificam a versão esportiva do Corolla.

Na cabine, a faceta mais arrojada do sedã da marca japonesa trará acabamento escurecido, com partes revestidas de couro e ultrassuede, e costuras vermelhas aparentes. Os bancos têm o logo Toyota Gazoo Racing no encosto de cabeça.

Os tapetes e volante também exibem o emblema da divisão esportiva da marca, novamente com  revestimento de couro preto e pespontos vermelhos. O quadro de instrumentos vem com tela digital de TFT de 4,2”, colorida e personalizada

Na mecânica

Toyota Corolla Gr S (2)
Marca japonesa diz que deu uma calibragem mais firme ao jogo de suspensão do sedã médio
Crédito: Divulgação
toggle button

O conjunto mecânico é o mesmo do restante da linha a combustão do sedã médio produzido em Indaiatuba (SP).  O motor 2.0 16V aspirado com injeção direta de 177/169 cv e torque de 21,4 kgf.m a 4.400 rpm trabalha com o câmbio continuamente variável (CVT), com 10 marchas simuladas e opção de trocas sequenciais por meio de borboletas na direção.

A engenharia da Gazoo Racing, contudo, deu um trato diferente e mais firme à suspensão. Com jogo McPherson na frente e multibraço atrás - com barras estabilizadoras -, a versão esportiva do Corolla recebeu defletores aerodinâmicos no assoalho, braço estrutural ligado ao chassi,  além de novos amortecedores e molas, com calibragem mais rígida do que nos  modelos "civis" da gama.

Semi-autônomo

Toyota Corolla Gr S (3)
Itens de auxílio ao motorista serão de série nesta versão esportiva do Corolla feita no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

O modelo vai receber, de série, o pacote Toyota Safety Sense de assistência ao motorista. Ele inclui controle de cruzeiro adaptativo com frenagem automática de emergência. Também traz sistema de alerta de mudança de faixa - com avisos sonoros e pequenos movimentos no volante - e farol alto automático, que baixa o facho ao detectar carros vindos na direção contrária.

Entre os equipamentos, o Corolla GR-S também é equipado com multimídia Toyota Play, com tela de 8”, USB, Bluetooth e conexão com Android Auto e Apple CarPlay. Ainda são de série ar automático, carregador de smartphone por indução, retrovisor interno eletrocrômico, espelhos externos rebatíveis eletricamente, faróis com regulagem de altura, sensor de luminosidade, sistema de partida por botão e chave presencial para abertura das portas.

Rodas com aros de 17 polegadas são exclusivas da versão esportiva do Corolla
toggle button
Comentários