Volkswagen apresenta em Detroit o Passat CC

Versão “cupê de quatro portas” explora segmento aberto pelo Mercedes-Benz CLS
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Volkswagen apresenta em Detroit o Passat CC
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Em agosto do ano passado, nossos parceiros da Automedia flagraram um VW Passat com carroceria ao estilo cupê e cogitaram que ele poderia ser apresentado pouco depois, no Salão de Frankfurt do ano passado. Não foi, mas a surpresa não ficou muito tempo na gaveta. Foi apresentada ontem, no Salão de Detroit, a visão da Volkswagen para o que deve ser um “cupê de quatro portas”: o VW Passat CC.

Não há nenhuma referência sobre o significado que a VW atribui à sigla CC, mas, normalmente, ela é usada para designar os cupês cabriolet, carros conversíveis de capota rígida, como o Peugeot 207 CC e o VW Eos. Não é o caso deste Passat especial, a não ser pela carroceria em estilo cupê, que costuma ter apenas duas portas. Quem subverteu essa ordem foi o Mercedes-Benz CLS, um dos modelos mais bonitos de ver rodando pelas ruas da atualidade e base para um dos carros mais fortes do mundo, o Brabus Rocket.

Além da VW, quem também quer pegar carona no novo estilo é a Porsche, com o Panamera, e BMW, com a versão em série do Concept CS.

A escolha da apresentação do Passat CC em Detroit se mostrou muito bem acertada, segundo o colunista Fernando Calmon, que faz a cobertura do evento para o WebMotors. A recepção ao modelo nos EUA não poderia ter sido mais calorosa, apesar do frio que faz nessa época em Detroit.

Também, não é à toa: o novo carro da VW acertou em cheio no desenho. Com 4,80 m de comprimento e 1,85 m de largura, o carro tem apenas 1,42 de altura, ou 5 cm a menos que o Passat comum, o que torna sua aparência realmente dinâmica e promissora em termos de desempenho. Em miúdos, o bicho parece ser muito assentado no chão.

Em termos de motorização, serão oferecidas quatro opções a gasolina dois quatro-cilindros, um 1,8-litro TSI de 160 cv e um 2-litros TSI de 200 cv, e um seis-cilindros de 3,6 litros com 280 cv, para os EUA, e 300 cv, para a Europa e duas a diesel um 2-litros de quatro cilindros TDI com 140 cv e 170 cv, mas estas só para a Europa, por enquanto.

O Passat CC será comercializado primeiro no Velho Continente, no segundo trimestre deste ano, possivelmente pouco depois de sua estréia européia, no Salão de Genebra. Para os EUA e o Canadá, o carro só será oferecido a partir do último trimestre deste ano. A Volkswagen deve torcer para que a espera não resfrie o entusiasmo dos americanos.

Gosta de cupês de quatro portas esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Maserati Quattroporte

Mercedes-Benz CLS 55 AMG

Leia mais sobre o Salão de Detroit:

Audi R8 V12 TDI

Ford Verve Concept

Audi TTS, a nova versão do carro mais bonito do mundo

Toyota A-BAT, a picape conceito para Detroit

Buick Riviera: a evolução das portas asa-de-gaivota

Cadillac mostra sua versão do Chevrolet Sequel, o Provoq

Ford Explorer America, conceito próximo da realidade

Mazda Furai quer levar a marca de volta a Le Mans

Vision GLK, uma prévia do futuro utilitário da Mercedes

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors