A onda dos SUVs parece não ter fim. Depois da Land Rover com o Evoque, agora foi a vez da Volkswagen apresentar seu primeiro utilitário esportivo conversível.
Trata-se do T-Roc Cabriolet, que será mostrado ao público pela primeira vez no Salão de Frankfurt, em setembro, e começa a ser vendido logo em seguida. Não há expectativa de vendas no Brasil, tanto para o T-Roc conversível quanto para as versões convencionais do modelo.
Tratado pela marca como um sucessor do Fusca cabriolet e do Golf com teto retrátil, o T-Roc Cabriolet tem teto de tecido, apenas duas portas e impressiona pela harmonia visual. Dianteira e traseira não mudam em relação ao modelo convencional - a única diferença mesmo é o teto.
Apesar não serem comuns no Brasil por conta da sensação de insegurança, modelos conversíveis têm boa aceitação na Europa e nos Estados Unidos e muitas vezes são até importantes para os números de vendas das fabricantes. O T-Roc não chega para ser um concorrente direto do Evoque conversível, mas uma opção mais em conta, já que seu preço será, certamente, mais barato que o do modelo inglês.
De acordo com a Volkswagen, a capota de tecido leva 9 segundos para se fechar por completo e pode ser acionada até 30 km/h. Ele será vendido com duas opções de motor: 1.0 e 1.5, ambos TSI (turbo), que rendem 115 cv e 150 cv, respectivamente. A tração será dianteira e os preços só serão revelados no lançamento.