Volkswagen Jetta 2016 parte de R$ 78.230

Motor 1.4 TSI tem 150 cv, mas consome apenas gasolina; veja preços e versões
  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Volkswagen Jetta 2016 parte de R$ 78.230
Lukas Kenji
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


A nova linha do Volkswagen Jetta chega às concessionárias em fevereiro a partir de R$ 78.230 sem uma característica que dominou os veículos brasileiros nos últimos anos. Não há opção de motorização flex na nova linha. Isso porque as versões fabricadas em São Bernardo do Campo (SP) são equipadas com motor 1.4 TSI (turbo) de 150 cv que consome somente gasolina.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Até a linha 2015, o sedã tinha opção 2.0 bicombustível de 120 cv. A expectativa era de o modelo passasse a compartilhar o mesmo motor 1.4 TSI flex que equipa o Golf nacional, porém, entraves estruturais barraram a manobra. “Esse carro (Jetta) tem plataforma PQ35 que é bem diferente da MQB do Golf. Seriam necessárias diversas alterações mecânicas para utilizar o propulsor flex o que também influenciaria no custo-benefício da fábrica”, explicou o gerente executivo de engenharia, José Loureiro.

Somente a versão topo de linha Highline traz motor 2.0 turbo de 211 cv e 28,6 kgf.m acoplado a uma transmissão DSG de seis marchas e dupla embreagem. Não houve mudanças na lista de equipamentos e a configuração foi tabelada em R$ 103.990.

Para a versão de entrada Trendline há opção manual que sai por R$ 78.230 e automática de R$ 83.630. Já a configuração intermediária, a única nacional –as demais continuam importadas do México, Comfortline sai por R$ 89.750.

Todas as versões são quipadas de direção elétrica, controle de tração, freios ABS com EBD, BAS e ESC de série em todas as versões.

Já as tecnologias Apple Car Play e Android Auto, que espelham a tela de smartphones e tablets estãoo disponíveis a partir da versão Comfortline, enquanto o sistema Mirror Link (que espelha somente dispositivos Android) equipa a versão Trendline.

DESENVOLTO, MAS...

Como era de se esperar, os 30 cv a mais e a turboalimentação do motor 1.4 tornam o Jetta muito mais desenvolto em relação ao bloco 2.0 aspirado de 120 cv. Não houve dificuldade nenhuma em retomadas e ultrapassagens na estrada mesmo com o veículo ocupado por quatro passageiros. Segundo a Volks, o 0 a 100 km/h é cumprido em 8,6 segundos. Infelizmente, não houve a possibilidade de avaliar o sedã em cenário urbano.

O consumo médio de gasolina em cenário combinando uso urbano e rodoviário é de 12,3 km/l com câmbio manual e, 11,7 km/l, com transmissão Tiptronic. Os índices informados pela fabricante são razoavelmente bons em se tratando de um sedã médio, porém, a falta de oferta de consumo de etanol prejudica o cliente de praças onde o combustível vegetal é mais vantajoso.

Comentários