VW apresenta Touran movida por célula de combustível

Modelo foi apresentado nos Estados Unidos durante competição de rali
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. VW apresenta Touran movida por célula de combustível
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

-
A Volkswagen apresentou sexta-feira 17/9, em Los Angeles EUA, a van familiar Touran HyMotion, equipada com um motor elétrico alimentado por uma célula de combustível. O carro foi exibido aos especialistas e testado pelo público durante o Rali de Estrada anual da Associação Californiana de Célula de Combustível CaFCP, que ocorreu neste fim-de-semana, entre as cidades de Los Angeles e San Diego.

A Touran HyMotion possui um motor elétrico de 80 kW - uma potência suficiente para ligar 200 tvs ou 1.300 lâmpadas - de propulsão acelerada, cuja corrente é abastecida por um reator químico de célula de combustível.

O elemento central de sua célula de combustível é uma membrana de plástico que separa os reagentes, hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio rompe- em partículas positivamente e negativamente carregadas prótons e elétrons. Os prótons são capazes de passar diretamente pela membrana, enquanto que os elétrons passam por um circuito elétrico externo, girando o motor elétrico. No outro lado da membrana, os prótons, elétrons e oxigênio combinados formam água.

Enquanto o ambiente abastece o oxigênio necessário ao sistema, o hidrogênio é transportado sob a forma gasosa da 350 bar de pressão em um tanque especialmente instalado na Touran. Este tanque geralmente tem capacidade para 1,9 kg de hidrogênio. Quando convertida, esta quantidade corresponde à energia contida em 7,5 litros de gasolina. Em combinação com o motor elétrico, esta quantidade de hidrogênio provê ao veículo uma autonomia de aproximadamente 160 quilômetros.

O motor, livre de barulho e vibração, acelera a Touran HyMotion de 0 a 100 km/h em 14 segundos, alcançando a velocidade máxima de 140 km/h. Para dar ao veículo um comportamento dinâmico com a máxima potência, a Touran HyMotion é equipada com uma bateria metálica de níquel híbrida, contendo uma energia aproximada de 1,9 kWh. O sistema pode ser abastecido por meio da célula combustível ou de uma tomada elétrica.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors