VW CrossFox 2010, reestilizado, chega mais barato

Preço do modelo antigo, aparentemente mais baixo, não leva em conta necessidade de pacotes que aumentam o valor real
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Gustavo Ruffo
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- O VW CrossFox que ainda aparece no site da marca alemã custa R$ 42.848. Quando se sabe que o modelo reestilizado custa R$ 45.549, a conclusão lógica a que se chega é que o modelo novo, apesar de mais bonito, também ficou mais caro. Não é bem assim. O valor de R$ 42.848 é para um modelo que não existe. No configurador da marca, o CrossFox só sai se tiver um tal de Módulo SP, que custa R$ 7.147 e eleva o preço a R$ 49.995, ou o kit Trio Elétrico, que sai por R$ 2.747 e faz o CrossFox custar R$ 45.565. Como o novo modelo já tem trava, vidros e retrovisores elétricos de série, ele sai mais barato que o modelo anterior.

Apesar de a diferença de preço ser pequena, essa é a primeira das boas novidades que o CrossFox 2010 traz. As outras ficam por conta das melhorias no acabamento interno, bastante significativas, e da nova aparência do off-road de butique da Volkswagen, também mais agradável que a do modelo anterior e em sintonia com a que a marca já apresenta em quase toda a sua linha na Europa. A raposa estilizada também ficou mais discreta e, da faixa lateral, no carro, passou a um pequeno detalhe na tampa traseira. Está ameaçada de extinção.

Entre as melhorias no interior, podemos citar o novo painel, agora com dois mostradores, a presença do I-System, um computador de bordo bastante interessante e painéis de construção mais cuidadosa, com aplicações de tecido. A diferença de acabamento entre os dois modelos, antigo e novo, é muito fácil de perceber. E é favorável ao novo modelo.

O suporte do estepe, que continua atrás da tampa do porta-malas, ganhou um sistema de abetura mais simples, semelhante ao do Idea Adventure. Aliás, cabe fazer um reparo ao que a Volkswagen diz, afirmando que o CrossFox inaugurou seu segmento de mercado, o que não é bem verdade. Quem primeiro apresentou um off-road de butique foi a Fiat, com seus modelos Adventure.

Equipado com o mesmo motor e câmbio de Gol, Polo, Voyage e Saveiro, o CrossFox só se diferencia deles pela suspensão mais alta. A direção hidráulica é de série, mas a Volkswagen bem poderia ter criado o novo carro já com todos os itens que um veículo na faixa dos R$ 45 mil merece ter: rodas de liga-leve, ar-condicionado e sistema de som com MP3, USB e entrada auxiliar. Todos estes itens são opcionais e encarecem bastante o preço do carro.

Como costumamos dizer, se o carro não vier completo ou não trouxer versões que já o dotem de certos itens, como ar-condicionado, por exemplo, o investimento nesses equipamentos será dinheiro jogado no lixo. Isso porque o valor de tabela do carro sempre leva em consideração os itens que ele traz de série, nunca os opcionais. Além do prejuízo que todo comprador de carro novo tem, com a desvalorização natural de um bem que deixa de ser novo assim que sai da loja, ele teria de arcar também com investimentos que não agregariam valor ao carro, só facilitariam a venda. Pena só algumas empresas, como a Chevrolet, com o Agile, a Renault, com Sandero e Logan, e as japonesas Nissan, Honda e Toyota, com toda a sua linha, terem notado esse fenômeno.

Mais do que equipado melhor o CrossFox, a Volkswagen poderia ter aproveitado para reduzir ainda mais o valor do modelo, considerado caro pelo que ele oferece de espaço em relação a seu preço. O Sandero Stepway, que segue a mesma receita de suspensão mais alta e visual off-road, custa R$ 42,75 mil, tem mais espaço interno e porta-malas mais generoso. No Pack Top, com trio elétrico, ar-condicionado, toca-CD com MP3 e comando na coluna de direção, alarme e computador de bordo, ele sai por R$ 47,91 mil. São os mesmos itens que o tal Módulo SP oferece, e que fazem o CrossFox chegar a R$ 49.995. Mais de R$ 2.000 a mais.

O novo CrossFox chega às revendas na primeira semana de dezembro. Vem mais bonito, sim, e com acabamento muito superior ao do modelo que substitui, mas ainda precisando melhorar o preço em relação ao da concorrência.

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