VW institui B5 em toda a linha

esados terão mistura de 5% de biodiesel ao óleo diesel convencional
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Agência Infomoto
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A partir deste mês, todos os veículos comerciais da Volkswagen sairão da fábrica de Resende RJ com um selo indicativo à liberação do B5. Ou seja, seus motores estarão aptos a utilizar a mistura de 5% de biodiesel ao óleo diesel convencional. Oficialmente, o Brasil acabou de liberar, em janeiro, o uso do B2 e tornará obrigatório o uso do B5 apenas em 2013.

“O respeito ao meio ambiente é sem dúvida uma das grandes preocupações da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Nossas ações não param com o B5. Vamos dar continuidade aos estudos com biocombustíveis, contribuindo assim para um futuro melhor em nosso planeta”, disse Roberto Cortes, presidente da montadora.

O biodiesel é um combustível renovável que pode ser obtido por diferentes insumos como óleos virgens ou usados, produzido a partir das mais diversas oleaginosas do País, facilitando o surgimento de alternativas energéticas. Por se tratar de uma fonte renovável de energia, reduz as emissões de gases de efeito estufa.

Testes

A Volkswagen utilizou de dois expedientes e duas misturas para os testes do B5. Na região do Sul Fluminense, onde se localiza sua fábrica, a marca alemã contou com a ajuda da empresa de fabricação de concreto, Engemix. Essa parceria aconteceu em Barra Mansa e foi realizada com três caminhões VW Worker 26.260E. O óleo utilizado era feito de mamona, matéria-prima autorizada pelo Programa Nacional de Testes de Biodiesel, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

O outro estudo acontece em conjunto com Grupo Bertin, que atua nos segmentos de agroindústria, infra-estrutura e energia. A empresa destacou seis caminhões VW Constellation 19.320 de sua frota que estão rodando no trajeto Porto de Santos SP - Lins SP, desde setembro do ano passado.

A rota tem um total de 1.100 quilômetros. Os caminhões utilizam matéria-prima de origem animal sebo bovino para mistura de 20% B20 de biodiesel ao óleo diesel.

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