VW Nivus: veja o desenho do carro sem a camuflagem

Designer retira todos os disfarces do SUV com base nas imagens reveladas pela Volkswagen do Brasil

  1. Home
  2. Lançamentos
  3. VW Nivus: veja o desenho do carro sem a camuflagem
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volkswagen revelou nesta semana duas fotos oficiais do SUV-cupê Nivus, que estreia em nosso mercado nos próximos meses. Mas as imagens mostravam o carro bem camuflado e cercado por "tatuagens", de frente e traseira. Ficou curioso para ver o VW Nivus sem disfarce?

Pois o designer Renato Aspromonte, do canal Overboost BR, retirou toda a camuflagem para nos revelar como é, de fato, o desenho do modelo. A apresentação do Nivus "limpo" também foi publicada pelo jornalista e youtuber Leandro Álvares, do canal De Carona com Leandro.

 Volkswagen Nivus tem design frontal padronizado ao estilo atual da marca
Legenda: Volkswagen Nivus tem design frontal padronizado ao estilo atual da marca
Crédito: Renato Aspromonte/OverboostBR

Na frente, o desenho do carro segue o estilo tradicional de modelos da Volkswagen, mas utiliza peças exclusivas, como faróis, grade e para-choque. O visual parrudo é reforçado pelas molduras plásticas nas caixas de rodas.

Já a traseira alta, que tem caimento como o de um cupê, dá imponência ao carro. Como no T-Cross, as lanternas serão interligadas por uma peça central que atravessa a tampa do porta-malas.

Por dentro, sabemos somente que o carro vai estrear uma nova central multimídia (chamada VW Play) e o volante utilizado pelo novo Golf europeu. As configurações topo de linha também poderão ser equipadas com o painel digital da marca, que se chama Active Info Display.

VW Play do Nivus
icon photo
Legenda: VW Play estreia no Nivus e promete revolucionar centrais de multimídia dos carros
Crédito: Divulgação

O que é o VW Nivus?

O VW Nivus é um crossover com carroceria diferente, que segue a proposta de um SUV-cupê. É feito sobre a plataforma do Polo e maior até que o T-Cross (são 4,26 metros do Nivus contra 4,19 m do irmão), mas será posicionado abaixo do SUV compacto, com preços entre R$ 70 mil - opção para PcD - e R$ 85 mil, que vai matar o T-Cross manual.

Seu entre-eixos é o mesmo do Polo, ou seja, 2,56 metros. A grande vantagem está no porta-malas, que tem 415 litros, portanto maior que os dos dois companheiros de concessionária.

Para se distanciar do Polo, o Nivus terá visual exclusivo, lanternas e faróis de LEDs e altura do solo elevada - são 10 mm a mais de suspensão e 17,5 mm a mais graças aos pneus maiores.

Vale destacar que o Nivus terá os agora obrigatórios controles de estabilidade e tração, além de assistente de partida em rampa e freio a disco nas quatro rodas.

Ele também será o único do segmento (o de SUVs compactos de entrada) com controle de cruzeiro adaptativo, que engloba assistente de frenagem de emergência, frenagem automática pós-colisão, front-assist (sistema que detecta aproximação de veículos e freia) e alerta de distância.

icon photo
Legenda: Nivus tem traseira alta e caimento ao estilo de um SUV-cupê, mas na prática é um crossover do Polo
Crédito: Renato Aspromonte/OverboostBR

1.0 TSI automático

A Volkswagen também anunciou que o Nivus será vendido somente com motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgf.m de torque (com etanol). E diferentemente do T-Cross, ele só terá caixa de câmbio automática de seis marchas, sem ofertas de transmissão manual... Ao menos inicialmente.

Ele será produzido em São Bernardo do Campo (SP) e deve ser lançado oficialmente entre o fim de maio e início de junho. No segundo semestre, promete chegar a outros mercados da América do Sul.

Comentários