VW traz Eos, Tiguan, space up!, Passat CC e Bluemotion

Marca alemã faz até Kombi virar atração com a ajuda da revista FullPower
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. VW traz Eos, Tiguan, space up!, Passat CC e Bluemotion
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Tem vezes em que a gente erra, tem outras em que acerta. Ontem, por exemplo, dissemos que a VW traria Scirocco e Microbus ao Brasil. Quando as capas foram retiradas, vimos que, na verdade, eram o Eos e uma Kombi produzida pela revista FullPower. A correção já foi devidamente feita, mas podemos dizer que também tivemos acertos. O Tiguan, por exemplo, está no estande, assim como outras boas novidades da marca alemã, como o Passat CC.

O Eos, por exemplo, é um cupê conversível de virar a cabeça, ainda que o preço deva ser para perdê-la. Voltado a um público bastante exclusivo, não deve sair por menos de R$ 200 mil, mas pode ser que, de novo, estejamos errados aliás, assim esperamos. Já avaliado pelo WebMotors, ele tem 4,41 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,44 m de altura e o mesmo entreeixos do Golf 2,58 m.

Na Europa, suas motorizações incluem três opções a gasolina de quatro cilindros 122 cv a 200 cv, com turbo, como no atual Passat "básico", o V6 3,2-litros de 250 cv, todos com injeção direta de combustível, e uma a diesel de 140 cv. Os câmbios manuais são sempre de seis marchas. A versões de topo, ou seja, a TSI de 200 cv, a V6 e a diesel, oferecem câmbio de DSG, de dupla embreagem. A mais cotada para vir ao Brasil, na época da avaliação, era a de 150 cv, mas, considerando que nem o Passat tem mais essa versão, e o Eos deverá mirar um público ainda mais seleto, pode-se esperar pela versão V6, de 250 cv, ou, no mínimo, a com motor TSI, de 200 cv.

O Passat CC acertou em cheio no desenho. Com 4,80 m de comprimento e 1,85 m de largura, o carro tem apenas 1,42 de altura, ou 5 cm a menos que o Passat comum, o que torna sua aparência realmente dinâmica e promissora em termos de desempenho. Em miúdos, o carro parece ser muito assentado no chão.

Em termos de motorização, no exterior são oferecidas quatro opções a gasolina dois quatro-cilindros, um 1,8-litro TSI de 160 cv e um 2-litros TSI de 200 cv, e um seis-cilindros de 3,6 litros com 280 cv, para os EUA, e 300 cv, para a Europa e duas a diesel um 2-litros de quatro cilindros TDI com 140 cv e 170 cv, mas estas só para a Europa, por enquanto. No Brasil, como já temos o Passat comum, pode ser que o CC venha com a motorização mais forte. O que é certo é que ele chega no primeiro trimestre do ano que vem. Assim como o Tiguan.

Este utilitário esportivo médio fica nos 4,40 m de comprimento. Para ter uma idéia do que é isso, são 2 cm a menos do que uma Peugeot 307 SW. Em relação aos concorrentes, são 20 cm a menos do que um Toyota RAV4, 10 cm a menos do que um Land Rover Freelander e 12 cm a menos do que o Honda CR-V. Isso sem contar os competidores que estão chegando, como o Alfa Romeo SUV, o Renault Koleos, o Ford Iosis, o Mercedes-Benz GLK e outros leia mais sobre eles abaixo. O Tiguan também tem 1,85 m de largura e 1,69 m de altura.

Na Europa, ele tem três opções de TSI, a gasolina. O modelo de entrada terá 150 cv, o intermediário, 170 cv e o topo de linha, 200 cv. Os modelos a diesel, dois, que são os preferidos na Europa, desenvolverão 140 cv e 170 cv, respectivamente, mas terão torque de 32,6 kgm e 35,6 kgm, algo equivalente ao que desenvolvem bons motores V6. Pode ser que, aqui, eles consigam desembarcar, se a Petrobras fizer ou importar um diesel com menos enxofre. Aguardemos.

Da linha Passat, também está presente uma perua R36, mas é para ver com os olhos e lamber com a testa, uma vez que ela não deve ser importada. Com um V6 3,6-litros de 300 cv, ela vai de 0 a 100 km/h em 5,8 s e chega a 250 km/h de máxima. Limitada.

Limpos

Um conceito interessante chegará ao Brasil com o Polo BlueMotion. Na Europa, ele usa motor a diesel e tem emissões baixíssimas. No Brasil, o modelo que será vendido só adotará a parte cosmética, como grade com menos aletas e pneus 165/70 R14 de baixa resistência à rolagem. Bom seria se, além disso, eles tivessem pelo menos a injeção direta de combustível. Provavelmente a VW acha que o fato de o motor VHT 1.6 Total Flex usar álcool já ajuda nas emissões.

Para um possível retorno da marca Seat ao Brasil a VW apresentou a Altea Freetrack, uma minivan de estilo moderno com tração nas quatro rodas e motor 2-litros TSI de 200 cv. Bem equipado, o veículo sairia por um valor nada baixo, o que pode colocar a Seat em um novo patamar de mercado no Brasil, como um complemento à linha de produtos Volkswagen.

Para os nostálgicos, há também a Kombi Tecnologia, preparada pelo pessoal da revista FullPower. Com pintura saia e blusa, muitos equipamentos e interior moderno, a van mostra que ainda viverá bastante no Brasil. Pelo menos até os testes de segurança biomecânicos começarem a vigorar no Brasil. Aí sim, quem sabe, virá para cá a Microbus de série, que deve ser fabricada nos EUA. Se chegar a bom preço, o que é difícil, será um sucesso comparável ao da veterana.

Saiba em primeira mão tudo o que está rolando no melhor Salão do Automóvel da História

www.twitter.com/WebMotors


Errata: devido a mudanças no formato no stand da WebMotors e seus parceiros, a ação "Tô bem na foto" foi cancelada.


Gosta dos carros da Volkswagen e da Seat?

Então procure-os no WebMotors, que traz as melhores ofertas para você:

Usados da Volkswagen

Novos da Volkswagen

Usados da Seat

Leia o que já saiu sobre o Salão do Automóvel:

Renault Sandup é apenas um Sandero com a capota cortada

Sem novidades, Toyota apela para conceitos e shows

Asimo cresceu

Hyundai confirma i30, hatch e perua, e trará também sedã Genesis

Da realidade ao futuro

Honda mostra Fit no Salão do Automóvel de São Paulo

Veja antes as novidades da Peugeot

Smart Fortwo chegaria hoje ao Brasil por cerca de R$ 60 mil

Volkswagen traz Scirocco, space up! e Robust ao Salão do Automóvel

Citroën no salão

Fiat mostra conceito FCC II, 500 e o novo Punto T-JET


Edição 2008 do Salão do Automóvel será a melhor da história

Honda Fit chega ao mercado maior e sem a opção CVT

SEGREDO!-Chevrolet Viva aparecerá no salão como conceito SEGREDO!-Chevrolet Viva aparecerá no salão como conceito

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors