ZR1, o Corvette de série mais poderoso da história

Equipado com o novo motor LS9, um V8 6,2-litros com compressor Roots, esportivo será apresentado no Salão de Detroit
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. ZR1, o Corvette de série mais poderoso da história
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- 2008 realmente promete ser “o” ano para a indústria automobilística e a prova disso é que ele começa com o pé direito. Aliás, com pneus Michelin Pilot Sport P285/30Z R19 na dianteira e P335/25Z R20 na traseira, a primeira demonstração de força dada pelo novíssimo Chevrolet Corvette ZR1, o “Blue Devil”, como ele era chamado durante sua fase de desenvolvimento, que nós flagramos diversas vezes veja os flagrantes aqui, aqui e aqui. Ele é nada menos do que o GM mais poderoso já fabricado em série e o primeiro da maior montadora do mundo capaz de ultrapassar os 300 km/h. O velocímetro vai até as 220 mph, ou 370 km/h! Como não poderia deixar de ser, ele será apresentado oficialmente no Salão de Detroit.

O primeiro aspecto que o torna absolutamente extraordinário, entre tantos outros, é o motor LS9, um V8 “small block” de 6,2 litros exatos 6.162 cm³ com compressor mecânico do tipo Roots, fabricado pela Eaton, com intercooler integrado, para a máxima admissão de ar e máxima performance. As especificações preliminares ainda podem melhorar! são 628 cv e 823 Nm de torque... Aqueles pneuzões 335 na traseira devem cavar o chão. A Chevrolet ainda não divulgou dados de desempenho, certamente esperando pela definição final das especificações de potência e torque.

O bloco do motor é de alumínio e o bicho é montado à mão no Centro de Performance da GM em Wixon, Michigan, seguindo processos de competição, o que significa que cada peça tem exatamente o mesmo peso das demais do mesmo tipo, e isso com microgramas de precisão.

Apesar de essencial, o novo LS9 não dá a dimensão exata do que é o Diabo Azul. Afinal de contas, segundo a marca, ele bate fácil máquinas como Porsche 911 GT2, Ferrari 599 Fiorano e Lamborghini LP640! Para isso, ele também conta com uma carroceria de fibra de carbono e estrutura de alumínio, o que ainda o deixa meio “gordinho”: o carro pesa 1.519 kg. Em todo caso, imagine quanto a mais ele teria se não fossem usados materiais especiais em sua construção...

A parte bacana desses materiais é que o capô é transparente, o que permite uma visão privilegiada do intercooler e da inscrição “LS9 – SUPERCHARGED”. Não que um Corvette precise impor respeito, mas a mera visão do motor fará os fãs reverenciarem o carro pelas ruas quando ele vier de frente. De traseira, as saídas de escape centralizadas na traseira, duplas com pontas duplas, serão certamente um vislumbre rápido...

Para comandar o LS9, a Chevrolet desenvolveu um novo câmbio manual de seis marchas, com dois discos de embreagem, para menor esforço de acionamento, mais eficiência térmica e menor desgaste. Não se trata do sistema automatizado que equipa modelos como o Volkswagen Passat V6, possivelmente por conta do torque brutal do motor, que literalmente moeria embreagens comuns.

As rodas, de aro 19” na frente e 20” atrás, são recheadas por discos de freio de cerâmica estriados de 394 mm na dianteira, com pinças de seis pistões, e 390 mm na traseira, com pinças de quatro pistões, de série.

As suspensões são independentes nas quatro rodas, com braços triangulares sobrepostos. Aliados a isso, a bitola mais larga e um sistema eletromagnético de controle da dureza dos amortecedores, o Magnetic Selective Ride Control, permitem que o ZR1 mantenha a estabilidade em curvas mesmo sob forças de mais de 1 g uma aceleração superior a 9,8 m/s.

Todo mundo diz que o tempo anda passando cada vez mais depressa. Se 2008 vier carregado pelo “Blue Devil”, pode-se esperar por mais um ano muito, muito corrido! Está aí um diabo que muita gente gostaria de encontrar pela frente.

Gosta de esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Chevrolet Corvette

Porsche Cayman

Porsche Boxster

Porsche 911

Ferrari

Lamborghini

Ford Mustang

Chevrolet Camaro

Pontiac Firebird

Leia mais:

Mitsubishi Concept-RA

sQuba, o automóvel submarino da Rinspeed

KITT, a Supermáquina, agora é um Mustang GT500KR

Koenigsegg CCXR Edition: flex de 1.018 cv para as pistas

Venom GT, o primeiro carro próprio da Hennessey

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors