A Toyota é uma marca comprometida com a sustentabilidade, transição energética e tecnologia limpa. Além disso, a fabricante japonesa pretende neutralizar o carbono até 2050. Mas você sabe qual é e onde fica a fábrica da Toyota mais limpa do grupo? Confira a seguir!
A fábrica da Toyota em Sorocaba, no interior de São Paulo, completou onze anos de operações em 2023. Desde o seu projeto construtivo, em 2012, a planta foi concebida como "ecofactory", ou seja, tendo o compromisso de seguir padrões internacionais de ecoeficiência, mas sem comprometer a qualidade de vida dos habitantes locais e das cidades vizinhas, adotando práticas e tecnologias sustentáveis.
Mas o que é ecofactory? O princípio ecofactory consiste em reduzir anualmente a emissão de resíduos gerados, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e emissões de CO2, além de maximizar a reutilização das águas pluviais e a preservação da área de mata nativa.
O sucesso do projeto ecofactory em Sorocaba (SP) foi tão expressivo e positivo, que a montadora o replicou em outras unidades, como Porto Feliz, que se tornou um modelo exemplar de sustentabilidade, hoje sendo apontada pela Toyota no Japão como a fábrica de motores mais limpa do grupo em todo o mundo.
A unidade de Porto Feliz é a planta mais recente das 16 fábricas de motores da Toyota ao redor do mundo e a única a produzir motores na América Latina. A unidade foi responsável por desenvolver 20 atividades ambientais, com redução de 56% de resíduos, 32% na emissão de CO2 e 42% na utilização de água no processo de produção.
Foram essas as iniciativas que renderam reconhecimento internacional da Toyota Motor Corporation, que apontou Porto Feliz como a planta mais limpa do Grupo, contribuindo com a estratégia global de descarbonização.
Outro motivo que faz a planta de Porto Feliz se destacar é sua estrutura única de fundição, usinagem e montagem dos motores no mesmo prédio. Isso torna o processo de produção mais enxuto e competitivo, além de ter um papel crucial na estratégia da Toyota do Brasil ao equipar seus modelos de veículos com motores de ponta.
Mais um fator importante relacionado à fábrica de Porto Feliz é que a unidade é responsável pela produção de motores para veículos flex da Toyota. Isso faz parte da estratégia da companhia para a ampliação de mercados e busca por mais competitividade nas operações.
Atualmente, Porto Feliz tem 655 colaboradores, que trabalham em três turnos nas operações de usinagem e fundição e em dois turnos na montagem dos motores. Para além da produção de motores, Porto Feliz já iniciou a preparação e produção de componentes para a produção dos veículos Hilux na Argentina, e também, planeja iniciar a produção de componentes do chassi do Corolla Sedan e Corolla Cross.