Dicas para não perder a garantia do seu carro

Fazer as revisões no tempo ou quilometragem certos e usar peças originais são alguns dos cuidados que ajudam nisso

  1. Home
  2. Mobilidade
  3. Dicas para não perder a garantia do seu carro
Toyota do Brasil
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Manter a garantia do carro é, sobretudo, ter tranquilidade. O proprietário continuará dispondo dos serviços de manutenção oferecidos gratuitamente pela fabricante - conforme as regras de cada uma -, não sofrerá menos prejuízos diante de algum eventual problema e ainda manterá o carro valorizado caso resolva vendê-lo.

Mas, para manter a garantia do veículo, é preciso seguir algumas dicas preciosas. Confira, a seguir, algumas atitudes que ajudam nisso.

2022 12 16 Toyota Dia2 0046 1 Clogo
Via de mão dupla: a marca oferece uma boa garantia e o proprietário cuida bem do carro
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Dicas para não perder a garantia do seu carro

A mais importante é fazer as revisões periódicas na rede autorizada. E, claro, respeitando cuidadosamente os intervalos indicados no Manual do Proprietário, tanto por quilometragem quanto por tempo.

Além disso, sempre que o carro apresentar algum problema, é recomendável levá-lo a uma concessionária autorizada, em vez de fazer o serviço em oficinas de terceiros ou mesmo em casa.

Isso inclui eventuais manutenções ou reparos decorrentes de pequenos acidentes, que exijam funilaria e pintura. Como os automóveis atuais têm muita eletrônica embarcada, um serviço aparentemente simples pode atingir algum módulo ou sensor, e a garantia do veículo pode ser violada e perdida.

Para não perder a garantia é fundamental fazer as revisões nas autorizadas e nos intervalos indicados no manual
Crédito: Divulgação
toggle button

Outro ponto importante, ao qual muitos proprietários de carros acabam não dando atenção, diz respeito a acessórios. Neste caso, quase sempre é preciso que a instalação seja feita também em uma autorizada, e não em lojas. Na dúvida vale a pena, pelo menos, ir à concessionária para perguntar e ter certeza.

Aliás, as concessionárias costumam ter muitas opções de acessórios. Optar pelos chamados "acessórios originais", cuja instalação sempre é feita na concessionária, é outra forma de eliminar o risco de perder a garantia.

Comportamento do motorista também faz diferença

Usar o carro de forma incorreta provavelmente não levará à perda da garantia, mas certamente evitará prejuízos. Por exemplo, nas primeiras centenas de quilômetros não se deve abusar do motor em arrancadas - principalmente nos modelos equipados com transmissão automática.

O mesmo vale para outros componentes, como freios e suspensões. Por exemplo, usar um carro cuja proposta é fundamentalmente urbana como se fosse um esportivo muito provavelmente levará ao desgaste prematuro dessas partes.

Conduzir o automóvel de maneira correta também ajuda a manter a garantia
Crédito: Divulgação
toggle button

Ao usar o carro de forma correta, sob condução segura e civilizada, o proprietário terá certeza de que todas as peças móveis terão o assentamento adequado com o tempo. E, a médio e longo prazos, o veículo sempre entregará seu melhor rendimento com maior durabilidade.

Sendo assim, a recomendação é rodar sempre de forma suave, manter velocidades coerentes, sem acelerações ou frenagens bruscas, e trocar as marchas no momento adequado. Vale lembrar que esse tipo de condução gera economia de combustível e reduz a emissão de poluentes.

Apesar de muitos "especialistas de internet" afirmarem que essas práticas já não são mais necessárias nos carros atuais, as orientações seguem presentes até nos manuais de modelos esportivos importados zero-quilômetro.

Tempo de garantia varia de acordo com a marca

O tempo de garantia varia de acordo com a fabricante. A Toyota, por exemplo, oferece cinco anos sem limite de quilometragem para todos os seus modelos - de uso particular. Para veículos que terão uso comercial, o tempo é o mesmo, mas com limite de 100 mil quilômetros. Esses prazos são válidos a partir dos veículos ano/modelo 2020/2020.

Além disso, a marca japonesa ainda oferece uma "garantia estendida" de 36 meses (três anos) e 100 mil quilômetros para defeitos de fabricação e montagem de alguns componentes dos sistemas híbridos usados em modelos como Corolla, Corolla Cross e RAV4.

Contar com uma boa garantia de fábrica é um dos aspectos que mantém a confiabilidade do proprietário na marca
Crédito: Divulgação
toggle button

Essa garantia abrange componentes como bateria híbrida, módulo de controle da bateria híbrida, módulo de controle de energia e conjunto inversor/conversor.

Assim, a garantia para essas partes chega a oito anos sem limite de quilometragem para pessoa física. No caso de veículo de uso comercial, o período é o mesmo, mas limitado a 200 mil quilômetros.

E esses são apenas alguns dos benefícios que a Toyota dá para seus clientes no pós-venda – a marca cuida para que a confiança em seu produtos seja sempre reforçada em cada etapa com o produto, da compra até o cuidado pós, construindo uma relação de que seus clientes tenham tranquilidade em todo o ciclo.

Comentários
Wid badge