Toyota mostra guia dos serviços de manutenção

Marca prova que relação entre cliente e fabricante precisa ser baseada na confiança

  1. Home
  2. Mobilidade
  3. Toyota mostra guia dos serviços de manutenção
Toyota do Brasil
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

É dono de Toyota e enxerga a marca como uma das mais confiáveis do mercado? Então essa matéria é para você: a fabricante apresentará pelas redes sociais da Webmotors uma série chamada “Tudo que te move”, com o guia definitivo sobre os serviços de manutenção e a relação entre consumidor e fabricante, que precisam ser baseados na confiança.

Até porque a gente sabe que muitas pessoas não têm ideia do que fazer e até cria inseguranças a respeito de qual lugar procurar para realizar os serviços de revisão — ou mesmo levar o automóvel em caso de incidentes, certo?

Carro na revisão não significa que ele esteja quebrado. A manutenção preventiva, quase sempre, é até mais saudável para a vida do carro. Abaixo, vamos listar alguns pontos importantes sobre situações que exigem atenção e, ao fim do texto, apresentaremos um check-list com do que vale revisar antes de pegar a estrada. Confira!

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Um carro revisado é fundamental para garantir a sua segurança e a da sua família
Crédito: Divulgação
toggle button

Situações que exigem atenção!

Luz do motor

Quando acende, é porque existe algum problema no sistema de emissões ou no motor. As causas podem ser simples, como um sensor defeituoso, ou questões mais complexas, como falhas no sistema de ignição. Não entre em pânico se essa luz acender, mas vá com urgência até uma oficina de confiança — como as concessionárias da Toyota — para evitar um dano mais sério.

Temperatura do Motor

A luz de temperatura do motor, quando acesa, sinaliza superaquecimento, que pode causar danos sérios.

Isso pode ser causado por baixo nível do líquido de arrefecimento, como um vazamento, ou por falha no termostato.

Pare o carro imediatamente se essa luz se acender e deixe o motor esfriar antes de verificar o nível de líquido. E aí traga o carro até uma oficina de confiança, de guincho se necessário.

Óleo

Quando a luz do óleo acende, aponta baixa pressão, sinal crítico de que o motor pode estar operando sem a lubrificação adequada. As possíveis causas são baixo nível de óleo, filtro obstruído ou falha na bomba de óleo.

Pare o carro imediatamente se essa luz acender. Verifique o nível de óleo e, se necessário, leve até uma oficina para completar. Dirigir com baixa pressão de óleo pode causar danos graves ao motor.

Luz de Bateria

Essa lux sinaliza problemas no sistema de carga da bateria. Isso pode acontecer por causa de um alternador com defeito, bateria fraca ou até por falhas elétricas. O ideal é agendar uma revisão na oficina para checar a condição de bateria e alternador.

A Toyota trabalha todos os dias para desenvolver uma relação de confiança com o cliente
Crédito: Divulgação
toggle button

Vai viajar? Revise esses itens

Freios

Sempre comece pelos freios. A Toyota garante que em todas as suas oficinas a revisão é sempre completa, com avaliação de pastilhas e da lona.

O nível do fluído também é verificado, assim como sua qualidade. Já em relação a discos e tambores, a marca afirma que examina as peças e nota visualmente desgastes excessivos, sulcos ou irregularidades que possam prejudicar o contato de pastilhas e lonas.

Já sobre tubulações e mangueiras, é checado se não há vazamentos ou danos.

Óleo

Verifique se está dentro da faixa recomendada no indicador. O óleo deve ter cor apropriada e consistência adequada. Se estiver muito escuro ou conter impurezas, pode ser necessário trocar.

Certifique-se de que o filtro esteja em boas condições. A troca é frequentemente recomendada durante a própria troca do lubrificante.

Se a data recomendada para troca estiver próxima, vale fazê-la antes da viagem.

Filtro de ar do motor

Checar o filtro de ar também é fundamental. Durante a revisão, atente-se ao sistema de admissão de ar e ao filtro de ar do motor — a Toyota checa se o filtro está limpo e em boas condições, até porque um filtro sujo pode reduzir a eficiência do motor. Também vale checar se não há obstruções ou danos nas tubulações.

Também é importante conferir itens como o estado dos pneus, o sistema de ar-condicionado, possíveis vazamentos, luzes em geral e respeitar os pesos máximos estabelecidos no manual do proprietário.

A fabricante reforça que todas as suas concessionárias oferecem peças genuínas e serviços sob medida. Pensando no período de férias e de viagens, um dos diferenciais é o programa Revisão Expressa, cuja revisão acontece em até 60 minutos e é feita por profissionais treinados pela fábrica da Toyota.

“Tudo que te move” é a visão do novo movimento da Toyota. A marca enxerga que está se transformando e que vive em constante movimento. E nesse movimento, se vê evoluindo para uma empresa que cria soluções de mobilidade - e não apenas uma fabricante de carros.

Esse movimento descrito pela empresa, que pode ser entendido por este link, explica que a Toyota atende em diversas áreas, seja na de carros novos e usados, de serviços, acessórios e de novas tecnologias. Todas elas traduzem a missão da marca de poder mover todas as pessoas, para que o novo mundo possa ser construído com mais mobilidade e felicidade.

Para a marca, mobilidade não é só meio de transporte. Mobilidade é se mover com eficiência e liberdade, para que o cliente possa ter mais tempo para dedicar a quem ama.

Quer saber mais no detalhe? Acompanhe a websérie da campanha “Tudo que te move” da Toyota nas nossas redes sociais. O primeiro episódio já saiu e você pode acompanhar aqui:

Comentários